O novo relatório da SiteMinder revelou que Portugal atraiu as estadias mais prolongadas (do mundo), com 34% das reservas excedendo as duas noites. Estadas de apenas uma noite representaram a menor fatia (66%) em comparação ao resto do mundo (78%).
O SiteMinder’s Hotel Booking Trends foi baseado em mais de 44.500 clientes hoteleiros da SiteMinder e de 125 milhões de reservas em 20 destinos.
Não menos importante, os hotéis portugueses registaram o segundo maior tempo médio de antecedência de reserva a nível global, com 44,84 dias, ficando atrás apenas da Irlanda. Este facto, segundo a análise, reflete a confiança e o entusiasmo com que os viajantes fizeram as suas reservas no último ano.
Com exceção da Áustria, uma maior proporção de viajantes internacionais (73%) escolheu hospedar-se em hotéis de Portugal — mais do que em qualquer outro país europeu —, apesar do país ter apresentado o maior aumento na tarifa média diária da Europa (4,64%) em comparação ao ano anterior, como resposta à alta procura.
As taxas de cancelamento de reservas em Portugal também caíram abaixo de 20%, para 19,62%, ligeiramente abaixo da média global (19,77%) e da própria taxa do país em 2019 (20,18%).
“O apelo internacional de Portugal não é segredo, graças às suas praias deslumbrantes, cultura rica e vinhos de qualidade. Sabemos que esta atratividade não só se manteve, como cresceu nos últimos anos, e temos agora os dados que explicam o entusiasmo e os comportamentos de reserva dos viajantes antes de chegarem ao destino. É claro que estes viajantes chegaram com um nível elevado de confiança e entusiasmo, o que oferece aos hotéis locais grandes oportunidades de criar fidelização e gerar receitas por meio de experiências personalizadas e vendas adicionais”, referiu Madu Nogueira, Country Manager de Portugal na SiteMinder.
Receitas: as principais oportunidades para os hotéis
Apesar das significativas oportunidades existentes, os dados da SiteMinder revelam que os hotéis locais ainda não estão a explorá-las em pleno. Entre os países europeus, Portugal apresentou a menor variação na tarifa média diária ao longo da semana em 2024, evidenciando uma oportunidade perdida para implementar estratégias de preços dinâmicos que melhor reflitam a demanda do mercado. A diferença entre a noite mais cara (sexta-feira) e a mais acessível (terça-feira) foi de apenas 15 euros.
Por outro lado, os dados mostram que os hotéis em Portugal estão a socorrer-se de um maior apoio por parte dos grossistas de viagens, operadores turísticos e empresas de gestão de destinos (DMCs – Destination Management Company,) para aumentar a visibilidade.
Estes canais desempenharam um papel crucial promovendo e destacando Portugal, atraindo os hóspedes com estadias mais longas no mundo. Entre eles, destaca-se a Traveltino, sediada em Espanha, que subiu duas posições entre os maiores geradores de receita para os hotéis em Portugal, e a On Travel Solutions, do Algarve, que entrou pela primeira vez na lista.
Os 12 principais canais de receita para os hotéis em Portugal, em 2024, são Booking.com, Websites de hotéis (reservas diretas), Expedia Group, Hotelbeds, Jet2holidays, OTS Globe, Agoda, World 2 Meet, Traveltino, Abreu Online, Portimar e On Travel Solutions.
Esta lista marca o quinto ano consecutivo em que as reservas diretas, feitas por meio de websites de hotéis, mantiveram a segunda posição entre as maiores fontes de receita total em Portugal.
A força das reservas diretas também foi observada globalmente, sendo os websites dos hotéis os líderes em receita por reserva, com um valor médio de €476 por reserva, superando as OTAs (€293), sistemas globais de distribuição (€348) e outros canais combinados (€409).