Portugal é o país europeu que liderou em termos de ocupação hoteleira em toda a Europa, entre junho e novembro de 2022, seguido da Irlanda, Reino Unido e Itália, revelou esta quarta-feira Robin Rossmann, managing director da STR, divisão do Grupo CoStar que fornece dados de mercado sobre a indústria hoteleira a nível mundial.
“É espantoso dizer que, mesmo com a situação que vivemos atualmente, a procura hoteleira em todo o mundo está agora a 94% de recuperação, comparativamente com 2019”, revelou Robin Rossmann no primeiro dia do Congresso da Associação de Hotelaria de Portugal (AHP), na talk “Portugal Hotel Performance Outlook – Fair Winds And Following Seas”.
Em setembro de 2022, em termos de ocupação, a Europa ficou apenas 5% abaixo de 2019, enquanto que a China decresceu 18% em relação ao ano pré-pandémico.
Robin Rossmann avançou que, entre agosto e novembro de 2022, Portugal ficou no topo da tabela em termos de recuperação de ADR (average daily rate) em toda a Europa, sublinhando que a Itália foi o único país com um crescimento mais elevado. As ADR’s atingiram números recorde em todo o país durante a época de verão, na zona de Albufeira alcançou os 244€.
“É importante lembrar que este desempenho aconteceu num contexto de restrições da capacidade de voos, dificuldade de conseguir voos, muitos cancelamentos, atrasos e muitas razões pelas quais as pessoas poderiam optar por não viajar”, recordou o managing director.
A ocupação em junho, julho e agosto, em Portugal, esteve entre os 71% e os 86%. As regiões com a ocupação mais alta foram Faro e Portimão, que atingiram 89% de ocupação. Robin Rossmann explica que, no geral, a ocupação quase que recuperou até aos níveis de 2019, mas ainda se encontra ligeiramente abaixo, com a exceção de Faro, que superou a ocupação de 2019 em 1%.