A edição de 2025 do Guia Michelin dedicada a Portugal atribuiu oito novas estrelas e uma estrela verde, reforçando a importância da gastronomia portuguesa como ativo turístico. Portugal conta agora com um total de 46 restaurantes com estrela Michelin.
O Guia Michelin Portugal foi revelado esta semana, no Porto. Do total de 46 restaurantes com estrela Michelin, Portugal tem 38 com uma estrela e oito com duas estrelas. A seleção Michelin foi também alargada com mais 35 recomendados e mais cinco Bib Gourmand, totalizando 144 restaurantes nestas duas distinções.
Em comunicado, o Turismo de Portugal realça a importância do Guia Michelin, que “tem um impacto direto no reconhecimento, valor internacional e importância da gastronomia como ativo turístico e na criação de riqueza para as regiões e para a economia nacional”.
A gastronomia portuguesa tem vindo a ganhar destaque “pela sua autenticidade, criatividade e qualidade, que permite uma experiência diversificada e única, quer seja numa tasca, num restaurante tradicional ou de alta cozinha”, lê-se na nota enviada à imprensa.
A nova seleção do Guia Michelin Portugal foi marcada pela consolidação de chefs “consagrados” e pelo reconhecimento de uma geração de jovens chefs, reforçando as “propostas associadas à hotelaria e com maior representatividade regional”.
Citado no comunicado, Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, sublinha “a importância estratégica da gastronomia para o turismo nacional” e lembra que “o Turismo de Portugal tem investido na valorização e promoção da nossa gastronomia, seja na formação de profissionais, no apoio aos empresários para a criação e requalificação dos seus estabelecimentos ou na promoção do país como destino gastronómico de excelência, na qual se inclui o Guia Michelin Portugal, que prestigia o país”.
De acordo com o Turismo de Portugal, as distinções do Guia Michelin Portugal têm “impacto direto nos restaurantes que fazem parte da seleção do Guia”, mas também “em todo o universo da restauração nacional e na cadeia de valor da nossa gastronomia, incluindo os territórios, os produtores e produtos locais, a indústria têxtil, a cerâmica, entre outros setores, para além de representar um forte impulso na internacionalização da gastronomia nacional, contribuindo para a competitividade de Portugal enquanto destino turístico”.