O Instagram consolidou-se como a rede social favorita dos portugueses para consumir conteúdos relacionados com viagens, alojamento e destinos turísticos. Segundo o mais recente estudo “Turismo e Redes Sociais”, realizado pela Marktest, 70% dos inquiridos mencionaram o Instagram como sua plataforma preferida para acompanhar dicas e informações sobre viagens, superando o Facebook, que obteve 67% das referências. O YouTube, TikTok e WhatsApp completam o top 5, com menos de metade das menções das duas primeiras redes.
Apesar da liderança global do Instagram, a análise por faixa etária revela que, entre os portugueses com idades entre os 35 e 64 anos, o Facebook mantém-se como a rede social dominante para o consumo de conteúdos turísticos.
No que diz respeito ao tipo de conteúdos mais valorizados pelos utilizadores, as dicas de viagem destacam-se como as mais procuradas, com uma média de 7,6 numa escala de 0 a 10. O Top 3 de preferências é completado por conteúdos sobre locais pouco conhecidos ou por explorar e promoções e descontos.
Quanto aos formatos de publicações mais apreciados pelos consumidores de conteúdos turísticos nas redes sociais, as fotografias lideram com 80,3% de preferência, seguidas de perto pelos vídeos, que conquistaram quase 71% das preferências. Embora os vídeos ocupem o segundo lugar no geral, são a escolha predominante entre os inquiridos mais jovens.