Portugueses preferem viajar com alguém semelhante a si, revela estudo da eDreams

-PUB-spot_img

Um estudo recente da eDreams concluiu que a grande maioria dos portugueses prefere viajar com alguém semelhante a si e que se adapte à sua personalidade e tipo de organização (74%). Apenas uma pequena parte (20%) prefere viajar com alguém diferente e que o desafie a experimentar coisas novas.

A eDreams encomendou um estudo de mercado externo, com a participação de 9.000 pessoas (incluindo 1.000 portugueses), analisando as preferências no que toca à companhia para viajar.

Segundo o estudo, quando chega o momento de escolher a companhia para as viagens, os portugueses tendem a privilegiar quase igualmente o parceiro e a família (57% e 56%, respetivamente), seguindo-se os amigos (35%). Em contrapartida, viajar sozinho é preferencial para apenas uma pequena parte dos viajantes, correspondendo a 12%.

Por outro lado, há companhias que os portugueses preferem definitivamente evitar: o/a chefe (48%), ex-parceiros (40%), ou os sogros (17%) são as escolhas menos desejadas, “revelando que o lazer e o descanso são, para muitos, incompatíveis com relações potencialmente tensas ou formais”.

No que toca aos resultados globais deste estudo, a divisão é mais clara: a grande maioria dos viajantes prefere viajar com o seu parceiro (59%), seguindo-se também a família e os amigos, mas em percentagens menos significativas (47% e 29%, respetivamente). Em relação às companhias que menos desejariam ter, também o/a chefe e os ex-parceiros se destacam, mas de forma menos relevante do que para os portugueses (33% e 31%, respetivamente), surgindo depois os sogros e os animais de estimação (15% para ambos).

Em relação à convivência durante as viagens, as opiniões dividem-se: um pouco mais de metade dos portugueses nunca teve discussões com um companheiro de viagem (51%), mas a outra metade já passou por essa situação (48%).

Destes últimos, muitos reconciliaram-se ainda durante a viagem (33%); alguns não cancelaram os planos que tinham, apesar do desentendimento (13%); e uma pequena percentagem chegou mesmo a cancelar a viagem devido à desavença (3%).

Segundo os portugueses, os principais motivos de desacordo durante as viagens estão relacionados com quanto dinheiro gastar e como dividir as despesas (27%); expectativas e vontades diferentes em relação ao itinerário (24%); tensão causada pela fadiga e stress relacionados com jet lag e muitas horas a viajar (23%); ou ainda desavenças relacionadas com o alojamento (9%) e o que comer, e onde (6%).

Apesar dos desafios, a experiência de viajar em conjunto raramente compromete as relações a longo prazo: a maioria dos portugueses (88%) indica que viajar com determinada companhia não impactou negativamente a relação com a outra pessoa.

Finalmente, a eDreams quis saber quem é que os portugueses quereriam consigo se ficassem presos numa ilha deserta. As suas respostas foram estas: metade escolheria estar acompanhado por alguém com capacidades de sobrevivência (50%), mas também por quem seja um ‘problem solver’ para resolver temas que possam surgir (17%), alguém por quem se sentem atraídos (14%) ou por quem seja muito bom comunicador (11%).

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img