A Mabrian Technologies avançou com um estudo que analisa o preço mínimo médio de um quarto duplo standard por destino e categoria, publicado nas principais OTAs: Booking.com, TripAdvisor, Expedia.
A análise incluiu os preços médios por país das dormidas durante os meses de julho e agosto de 2021. Para conhecer a evolução dos preços incluiu-se a comparação dos preços médios publicados nas OTAs durante o mesmo período de 2019. Este estudo baseou-se numa amostra de mais de 73.000 hotéis.
Anna Borduzha, gerente de desenvolvimento de negócios da Mabrian Technologies, comentou: “Ao analisar os principais destinos de férias do Mediterrâneo – Grécia, Turquia, Itália, Espanha e Portugal – durante esta temporada de verão, constatamos que, de um modo geral, os preços dos hotéis sofreram um grande aumento em relação aos preços médios de 2019″.
“A Grécia é, de longe, o destino mediterrâneo que demonstrou o maior aumento, crescendo 31% para os hotéis de quatro estrelas e 47% para os hotéis de cinco estrelas. Pelo contrário, a Turquia é o único país mediterrâneo que experimentou uma queda (4%) no que diz respeito aos hotéis de três estrelas”, acrescentou.
Anna Borduzha propõe algumas razões que podem ter levado a este aumento de preços. “Em primeiro lugar, como muitos hotéis ainda permanecem fechados ou abertos apenas parcialmente existe menos oferta, o que faz aumentar os preços”.
“Da mesma forma, o aumento dos preços na categoria cinco estrelas talvez possa ser parcialmente explicado pelo fato dos viajantes mais ricos terem sido menos afetados pela crise económica. Também vimos evidências de que quem está a viajar passa mais tempo no destino, aumentando a procura total”, enumera a gerente como outras razão.
“Finalmente, há, é claro, um outro fator a considerar: as viagens internacionais – e com isso queremos dizer viagens transatlânticas ou viagens à Ásia, e assim por diante – foram reduzidas a uma pequena fração daqueles que eram os seus níveis anteriores. O desejo de viajar permaneceu alto, e, talvez, algumas dessas pessoas que antes queriam fazer uma viagem da Europa para a América ou Ásia, estejam agora a viajar na Europa, criando uma procura nunca antes vista”.