Quinta-feira, Junho 13, 2024
Quinta-feira, Junho 13, 2024

SIGA-NOS:

Primeiro comboio do mundo movido a hidrogénio já está a operar na Europa

A Alemanha colocou em funcionamento o primeiro comboio do mundo movido a hidrogénio e com zero emissões, abrindo a possibilidade de efetuar viagens ferroviárias mais ecológicas e sustentáveis. O operador ferroviário regional LNVG disse que a frota, fabricada pela empresa francesa Alstom a um custo de 93 milhões de euros, vai evitar a emissão de 4.400 toneladas de CO₂ por ano.

Uma frota de 14 comboios Coradia iLint, fabricados pela empresa francesa Alstom para o governo alemão da Baixa Saxónia, substituiu as locomotivas movidas a diesel nos 100 km da via que liga as cidades de Cuxhaven, Bremerhaven, Bremervoerde e Buxtehude perto de Hamburgo.

Estes comboios têm um alcance de 1.000 quilómetros, o que significa que podem circular durante um dia inteiro com um único tanque de hidrogénio. Anunciado como um meio de transporte “emissão zero”, os comboios misturam o hidrogénio a bordo com o oxigénio do ar ambiente, graças a uma célula de combustível instalada no telhado. Isto produz a eletricidade necessária para puxar o comboio.

Os comboios a hidrogénio surgiram como uma forma promissora de descarbonizar o setor ferroviário e substituir o gasóleo que contribui para o aquecimento global.

Um posto de reabastecimento de hidrogénio já foi instalado ao longo do percurso. Os comboios podem atingir velocidades de até 140 km/h.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img