Quinta-feira, Fevereiro 9, 2023
Quinta-feira, Fevereiro 9, 2023

SIGA-NOS:

Primeiro voo transatlântico net-zero vai ser operado pela Virgin Atlantic em 2023

A companhia aérea Virgin Atlantic, vai operar o primeiro voo transatlântico do mundo que utilizará 100% de combustível de aviação sustentável (SAF), após vencer um concurso para receber financiamento governamental. O voo partirá de Londres em direção a Nova Iorque em 2023.

O governo do Reino Unido lançou o concurso em maio, que estabelecia que a companhia aérea vencedora receberia financiamento para o voo net zero – um voo que utiliza 100% de combustível de aviação sustentável (SAF). O SAF pode reduzir as emissões de carbono dos voos em até 80%, em comparação com o combustível tradicional de aviação.

A Virgin utilizará uma das suas aeronaves Boeing 787 Dreamliners para efetuar este voo histórico entre os aeroportos de Heathrow e JFK. O tipo de SAF que será, em princípio, utilizado no voo da Virgin Atlantic será fabricado através de óleos e gorduras residuais, como óleo de cozinha.

O consórcio que trabalha no projeto também inclui a Rolls-Royce, Boeing, Pratt & Whitney Canada, Imperial College London, University of Sheffield, Rocky Mountain Institute (RMI) e a empresa de consultoria ICF.

“Estamos orgulhosos de liderar um consórcio de parceiros que vão fazer história na aviação, operando o primeiro voo 100% SAF através do Atlântico. Será uma honra abrir caminho para que esta importante rota de negócios e lazer se torne ainda mais sustentável”, afirmou Shai Weiss, diretor executivo da Virgin Atlantic.

“Este desafio reconhece o papel crítico que o SAF tem a desempenhar na descarbonização da aviação e a ação coletiva urgente que é necessária para escalar a produção e a utilização de SAF globalmente”, acrescentou.

O setor global da aviação está comprometida com metas de descarbonização até 2050, através da utilização de SAF, que deve representar cerca de dois terços da mitigação necessária para atingir esta meta.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img