Sexta-feira, Março 29, 2024
Sexta-feira, Março 29, 2024

SIGA-NOS:

“Problemas da Serra da Estrela só se resolvem com grupo interministerial liderado pelo primeiro-ministro”, defende Pedro Machado

O presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal considera que os vários problemas da Serra da Estrela só podem ser resolvidos com a criação de um grupo interministerial liderado pelo primeiro-ministro.

Em declarações ao TNews, esta segunda-feira, 22, dia em que Governo se reuniu com os municípios abrangidos pelo Parque Natural da Serra da Estrela, Pedro Machado afirmou que “é incontornável que uma solução de curto e médio prazo, que sustente o longo prazo na Serra da Estrela, tenha que ter um grupo interministerial liderado pelo primeiro-ministro. Isto para mim é claríssimo”.

O presidente do Turismo do Centro de Portugal sublinha que a Serra da Estrela tem vários problemas que não se resumem apenas às questões de segurança visíveis, neste momento. “É questão do ordenamento da floresta, da gestão do ciclo da água, da sustentabilidade dos recursos naturais e a gestão do parque natural”, enumera, a que se soma “a questão da mobilidade”. “A Serra da Estrela tem um problema grave de mobilidade – não se coloca agora, mas no inverno, quando neva, são frequentes os encerramentos da torre e dos acessos à torre”.

“A Serra não tem um problema, tem vários problemas e os vários problemas só podem e devem ser tratados através de um grupo interministerial, do meu ponto de vista, sob liderança do primeiro-ministro”

Na reunião desta segunda-feira, estiveram presentes a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, o ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e a ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes. Pedro Machado lamenta que não tenha estado presente o ministro da Economia. “Obviamente que faria todo o sentido que, ao lado do Ministério da Coesão, da Agricultura, do Trabalho, da Administração Interna e da Presidência, também estivesse a Economia”, afirma, mas diz esperar a criação de um fundo de compensação para as empresas que operam na área afetada pelos incêndios na Serra da Estrela.

“Da mesma forma que há fundos de compensação quando há perdas na Agricultura, por causa de tempestades, granizo, etc, também pelos incêndios deve ser constituído um fundo de compensação para empresas que estejam impossibilitadas de desenvolver a sua atividade”

“Parte substantiva daquelas empresas vive da sua relação com a natureza, como as unidades hoteleiras, os turismos em espaço rural, os turismo de aldeia. Por exemplo, o Chão do Rio, em Seia, optou por fechar durante os próximos dois meses, porque a mais valia que tem ali é, de facto, a paisagem e a natureza”, sublinha.

“Há de facto aqui uma catástrofe e os fundos de compensação para as catástrofes são para isso. Da mesma forma que há fundos de compensação quando há perdas na Agricultura, por causa de tempestades, granizo, etc, também pelos incêndios deve ser constituído um fundo de compensação para empresas que estejam impossibilitadas de desenvolver a sua atividade”, defende Pedro Machado congratulando-se com o anúncio do Governo, também esta segunda-feira, de decretar o estado de calamidade para responder às necessidades do território da área ardida da serra da Estrela, anunciou hoje a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.
A ministra da Presidência, que falou em nome do Governo, reforçou o que os autarcas já sabiam por parte do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), na reunião de sexta-feira, de que em 15 dias haveria um relatório do levantamento de danos que começou hoje no terreno para depois executar.

“É importante que as pessoas percebam e sintam que a maioria do Parque Natural da Serra da Estrela, felizmente, não ardeu”

No curto prazo, Pedro Machado concorda com a urgência de restabelecer o ecossistema, através da remoção da floresta ardida e da rápida replantação e reorganização do coberto vegetal. “Isso é fundamental para que tenhamos daqui a um ano uma perceção visual diferente da serra. É evidente que é importante tratar neste momento de questões com o apoio aos pastores da raça bordaleira responsável pela produção do queijo da serra, que é um produto premium para a economia local”.

A montante disto, o responsável da Turismo do Centro afirma que é necessário reforçar a promoção da área do Parque Natural da Serra da Estrela que “está intocável”. “Não é por acaso que o Hotel Penhas Douradas, a Pousada de São Lourenço e outras unidades hoteleiras têm neste momento taxas de ocupação de 90 a 100% porque estão dentro dos 80% de área que não ardeu. É importante que as pessoas percebam e sintam que a maioria do Parque Natural da Serra da Estrela, felizmente, não ardeu. Há 80% do Parque que está intacto, que permite a fruição, a deslocação, a experiência turística e onde estão unidades hoteleiras”, reforça.

No final da reunião desta segunda-feira, ficou a saber-se que está previsto um plano de revitalização do Parque Natural da Serra da Estrela, para avançar a partir de setembro. 

Segundo a ministra da Presidência, este plano procurará “diversificar as atividades económicas que se fazem”, na serra, “apostar no turismo, no turismo da natureza, mas também na proteção deste parque natural e destes habitats”.

De acordo como Mariana Vieira da Silva, o objetivo “é deixar este parque natural melhor do que estava, mais capaz de ser um parque natural que atrai pessoas, que atrai visitantes, que atrai economia”.

A serra da Estrela foi afetada por um incêndio que deflagrou no dia 06 em Garrocho, no concelho da Covilhã (distrito de Castelo Branco) e foi dado como dominado no dia 13, mas sofreu uma reativação no dia 15 e foi considerado novamente dominado no dia 17 à noite.

As chamas estenderam-se ao distrito da Guarda, nos municípios de Manteigas, Gouveia, Guarda e Celorico da Beira, e atingiram ainda o concelho de Belmonte, no distrito de Castelo Branco.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img