Segunda-feira, Junho 17, 2024
Segunda-feira, Junho 17, 2024

SIGA-NOS:

Programa Seleção Gastronomia e Vinhos distinguiu 39 restaurantes da região de Coimbra

A Turismo Centro de Portugal, a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, e a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra entregaram no passado domingo, dia 08 de agosto, as placas e diplomas da segunda fase do programa SELEÇÃO Gastronomia e Vinhos Coimbra, no Cine-Teatro Messias, na Mealhada. Na mesma cerimónia, foi apresentado o “Guia de Restaurantes Seleção Gastronomia e Vinhos 2022 da Região de Coimbra”.

A cerimónia foi presidida por Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, e contou ainda com a presença de Jorge Loureiro, vice-presidente da AHRESP e vogal da Comissão Executiva da Turismo Centro de Portugal, Raul Almeida, vice-presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara Municipal de Mealhada, Ana Paula Pais, em representação do Turismo de Portugal,e Jorge Brito, Primeiro-Secretário Executivo da CIM da Região de Coimbra, que apresentou o Guia de Restaurantes.

As instituições que receberam este prémio são, de acordo com o comunicado de imprensa da AHRESP , a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, a Turismo Centro de Portugal e a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, aquelas cujo serviço e desempenho no domínio gastronómico, técnico e de serviço, cumprem os padrões de qualidade verificados por equipas de auditoras da Escola do Turismo de Portugal de Coimbra.

Durante a cerimónia, foi entregue a cada instituição a sua placa de divulgação, que vai ser colocada em destaque no exterior, e o respectivo diploma, que vai ser colocado no interior da instituição.

Impulsionado pela AHRESP, o Programa SELEÇÃO Gastronomia e Vinhos Coimbra foi criado com o objectivo de reconhecer o Património Gastronómico Português como produto turístico, transformando-o num elemento diferenciador e transformando-o num produto verdadeiramente estratégico e competitivo para a empresa e para a região. O programa já foi implementado na Região de Coimbra, Viseu Dão Lafões, Açores e Cascais, e está a ser desenvolvido na região centro de Portugal e em todo o país.

Na primeira fase deste programa em Coimbra, que decorreu em 2019, aderiram 86 restaurantes. Esta segunda fase certificou mais 39 restaurantes.


 
O programa é destinado aos restaurantes dos 19 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra: Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares, no distrito de Coimbra, e Mealhada e Mortágua (distrito de Aveiro e de Viseu, respetivamente).
 
Após a candidatura, os restaurantes são submetidos a duas auditorias. A primeira fase é uma avaliação feita anonimamente, seguindo-se, no segundo momento, um levantamento/relatório que identifica as não conformidades detetadas e que devem ser corrigidas. Na última, surge o parecer final, que conclui a realização da avaliação e informa sobre a integração imediata no programa ou sobre a necessidade de efetuar algumas correções.
 
“O Programa SELEÇÃO Gastronomia e Vinhos é um instrumento muito importante para os restaurantes, uma vez que atesta e certifica a qualidade da sua oferta. Desta forma, os restaurantes que exibem o diploma podem garantir aos visitantes que cumprem os mais rigorosos critérios de qualidade”, afirma Jorge Loureiro, vice-presidente da AHRESP e vogal da Comissão Executiva da Turismo Centro de Portugal. “Com a entrega destes diplomas, completa-se mais uma etapa no processo de qualificação da restauração de toda a zona Centro”, acrescenta.
 
Os restaurantes distinguidos na segunda fase do Programa SELEÇÃO Gastronomia e Vinhos Coimbra foram os seguintes: D’Aqui e D’Acola – Produtos Regionais, Vinhos e Petiscos (Arganil), Sombrinha – Restaurante & Petiscos (Arganil), O Fontinha (Piódão – Arganil), Restaurante Adiafa (Cantanhede), Café Barreira Restaurante (Condeixa-a-Nova), Luz & Vida (Condeixa-a-Nova), Manjares d’Avó (Condeixa-a-Nova), Museu de Conimbriga (Condeixa-a-Nova), No Tacho (Coimbra), Palácio São Silvestre – Boutique Hotel (Coimbra), O Sargento (Coimbra), Terraço Bairrada (Coimbra), Petisqueira Portuguesa – Restaurante Casa de Fado (Coimbra), Devaneio Gastropub (Coimbra), Cataventos (Figueira da Foz), Tapas Bar (Figueira da Foz), Casa dos Papagaios (Figueira da Foz), Gastrobar Acrópole (Figueira da Foz), Olaias (Figueira da Foz), Pé na Areia – Bar Restaurante (Figueira da Foz), O Silvério (Góis), À Terra Bar & Canteen (Lousã), Restaurante Típico da Bairrada  (Mealhada), Grande Hotel de Luso (Mealhada), Couceiro’s dos Leitões (Mealhada), Taberna Belo (Mealhada), Restaurante Pedra de Sal (Mealhada), Restaurante O Cesteiro (Mealhada), Rei dos Leitões (Mealhada), Restaurante Pic Nic dos Leitões (Mealhada), Pedro dos Leitões (Mealhada), Burguezia do Leitão (Mealhada), Restaurante Salgáboca (Mira), Varandas Verdes (Oliveira do Hospital), Roots Restaurant & Bar (Oliveira do Hospital), As Beiras (Pampilhosa da Serra), Vimieiro – Food, Drinks & Friends (Penacova), Xisto Restaurante (Penela) e Restaurante Oliva By Hotel Luna de Tábua (Tábua).

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img