As reclamações dos consumidores dirigidas a sites de reserva de viagens mais do que duplicaram no primeiro semestre do ano, de acordo com o Portal da Queixa. Esta categoria recebeu 1253 denúncias neste período, mais 113.5% face a igual período de 2023, onde se observaram 587 queixas.
Entre janeiro e junho, o setor do turismo foi alvo de mais de 2.500 reclamações, um aumento na ordem dos 30% face ao período homólogo do ano passado, segundo os dados indicados num comunicado do Portal da Queixa.
O Portal da Queixa sugere “atenção redobrada” para as burlas que somam 14.5% dos casos denunciados contra agências e sites de reserva de viagens, nos primeiros seis meses de 2024.
Entre os principais motivos de reclamação contra Sites de Reservas de Viagens, está a cobrança indevida, com 54.4% das queixas recebidas, referindo-se a “débito de valores não autorizados e não reconhecidos pelos consumidores”. Seguem-se as dificuldades com o reembolso (14.6%) e com o cancelamento de reserva (8%).
Os casos de burla originaram 5.9% das reclamações registadas no primeiro semestre, “onde os consumidores denunciam esquemas de fraude e alegam terem sido enganados”. A emissão de fatura somou 4.2% dos casos.
Por sua vez, a categoria de Agências de Viagens registou um aumento no número de reclamações de 7.1% nos primeiros seis meses do ano, com 167 queixas, em comparação com os 156 casos reportados no mesmo período de 2023.
O Portal da Queixa indica que a maior fatia de denúncias é motivada pelos problemas com o reembolso (25.9%), seguindo-se a qualidade do serviço/hospedagem (20.1%), a cobrança indevida (11.5%) e as dificuldades com o cancelamento da reserva (10.8%). Por fim, os alegados casos de burla originaram 8.6% das reclamações contra as agências de viagens.
Relativamente aos indicadores de resposta e resolução dos problemas denunciados pelos consumidores, o Portal da Queixa revela que as agências de viagens com os melhores Índices de Satisfação são a Rickytravel (91.7 em 100 pontos), a Viagens El Corte Inglés (83.2), a IBS Portugal (77.8) e a Top Atlântico (70.8).
Já os sites de reserva de viagens com os melhores Índices de Satisfação são a eDreams (88.9) e a Destinia (67.5), de acordo com os dados do Portal da Queixa.