Quarta-feira, Abril 17, 2024
Quarta-feira, Abril 17, 2024

SIGA-NOS:

Redes colaborativas no turismo são destaque na Jornada Regional do Centro da AHRESP

O Parque de Exposições de Aveiro foi palco da Jornada Regional do Centro da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, no passado dia 20 de abril. A iniciativa abordou o tema “Redes Colaborativas – Fator-Chave para o Sucesso” foi o tema em destaque e contou com a participação de personalidades e especialistas das áreas do turismo.

Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal (TCP); Nuno Fazenda, secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, José Ribau Esteves, presidente do Município de Aveiro e Carlos Moura, presidente da AHRESP foram os intervenientes na sessão de abertura. Pedro Machado destacou a importância das redes colaborativas para a estratégia de promoção do destino Centro de Portugal, assim como para a sustentabilidade do próprio território.

Estas redes dão resposta a um grande problema, que é a fragmentação do produto turístico. É fundamental promover o destino de forma conjunta, em especial a nível internacional, e tal só se consegue trabalhando em rede. Quer a marca, quer o produto quer o território são peças-chave na construção das nossas redes. As redes colaborativas ajudam a vincular as comunidades locais aos benefícios da atividade turística, o que é ainda mais importante. O cidadão, o pequeno empresário, o agricultor, precisa de sentir que o turismo é uma mais-valia para si próprio e para a comunidade e as redes colaborativas são um instrumento poderoso para esse fim, frisou Pedro Machado.

A secretária-geral da AHRESP, Ana Jacinto, moderou um painel dedicado ao “Trabalho em Rede como Fator de Desenvolvimento da Região Centro”, que teve como participantes Filipe Silva, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal; Dalila Dias, diretora executiva das Aldeias Históricas de Portugal; Célia Gonçalves, secretária Executiva da rede das Aldeias de Montanha; e Catarina Valença Gonçalves, fundadora e CEO da Spira – Revitalização Patrimonial.

O tema seguinte, “Agir no Presente, Perspetivar o Futuro – Novas Tendências de Consumo” foi moderado pelo economista e gestor Jaime Quesado. Os intervenientes deste painel foram Adriana Rodrigues, chefe do Núcleo de Comunicação, Imagem e Relações Públicas do TCP; Tiago Quaresma, administrador do Grupo O Valor do Tempo; e Carlos Coelho, presidente da Ivity Brand Corp.

Jorge Loureiro, vogal da Comissão Executiva da Turismo Centro de Portugal e vice-presidente da AHRESP, moderou o painel “As Redes Colaborativas na Voz dos Empresários”. Uma conversa entre Joaquim Varela, CEO da Aveiro Moments, Incrível Odisseia MT e Madre Odisseia; Pedro Baptista, CEO da Praxis Beer e Cervejas de Coimbra; Catarina Vieira, sócia-gerente do Chão do Rio – Turismo de Aldeia; Elsa Marçal, CEO da Santos e Marçal; e Célia Volante, Diretora Geral e Event Planner da Dom Abade Restaurante Buffet Eventos.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img