As restrições de segurança aeroportuária aplicadas a líquidos e laptops na bagagem de mão podem ser eliminadas no Reino Unido em 2024 devido à implantação de scanners 3D de alta tecnologia.
O governo está a ponderar lançar esta tecnologia avançada, que é semelhante aos tomógrafos usados em hospitais, nos próximos dois anos, embora a decisão final ainda não tenha sido tomada, escreve o o jornal The Guardian, citando fonte da BBC.
Atualmente, os passageiros que levam líquidos nas suas bagagem de mão estão restritos a embalagens até 100ml, que devem ser colocados num saco transparente e fechado ao passar pela segurança do aeroporto.
Por sua vez, o Times escreve que que os principais aeroportos do Reino Unido receberam um prazo até meados de 2024 para instalar scanners mais avançados e as autoridades governamentais estão a preparar uma revisão com um anúncio formal nas próximas semanas.
A nova tecnologia significa que os passageiros poderão manter os líquidos e laptops nas suas malas em vez de terem que os retirar.
A nova tecnologia está a ser testada no aeroporto de Heathrow, em Londres, desde 2017. De acordo com o executivo-chefe deste aeroporto, John Holland-Kaye, em declarações ao Times: “Acabamos de iniciar a ampliação da área de segurança do Terminal 3, que contará com mais tomógrafos. Até 2024, a experiência normal do passageiro será que os líquidos permaneçam nas malas”.
O ministro dos Transportes Mark Harper, disse que as regras para o transporte de líquidos na bagagem de mão estão a ser revistas. Harper disse à Sky News que foi “com base em alguns comentários de um responsáveis de um aeroporto”.
A tecnologia já está em uso por aeroportos dos EUA, como Hartsfield-Jackson em Atlanta, Geórgia, e O’Hare em Chicago há vários anos.