O Serviço Nacional de Tráfego Aéreo (Nats) do Reino Unido revelou que a falha técnica que causou o caos generalizado nas viagens na passada segunda e terça-feira foi causada por “alguns dos dados de voo que recebemos”.
De acordo com as investigações iniciais do problema, levadas a cabo pela Nats, os seus sistemas, tanto primários como de reserva, responderam aos dados suspendendo o processamento automático para garantir que nenhuma informação incorreta, relacionada com a segurança, pudesse ser apresentada a um controlador de tráfego aéreo.
O diretor-executivo do Nats, Martin Rolfe, desculpou-se pelo sucedido, afirmando que “não há indicações de que se trata de um ataque cibernético”. “Temos procedimentos bem estabelecidos supervisionados pela CAA para investigar incidentes”, acrescentou.
“Já estamos a trabalhar em estreita colaboração com a CAA para fornecer um relatório preliminar ao secretário de Estado dos Transportes. As conclusões deste relatório serão tornadas públicas”, sublinhou.
Segundo Martin Rolfe, os sistemas do Nats possuem vários níveis de backup que permitem à empresa gerir cerca de dois milhões de voos por ano. “Muito ocasionalmente ocorrem problemas técnicos que são complexos e demoram mais para serem resolvidos”, explicou. “No caso de tal problema, os nossos sistemas são projetados para isolar o problema e priorizar o controlo contínuo e seguro do tráfego aéreo”, referiu.