Um novo relatório da Arival revela uma necessidade urgente de uma maior adoção de tecnologia por parte dos operadores turísticos, de atividades e atrações.
Apesar do crescimento significativo das ferramentas online, muitos operadores não dispõem de sistemas de reserva modernos, o que, segundo o estudo, pode prejudicar a sua eficiência e capacidade de competir num mercado cada vez mais digital.
O relatório “The Global Operator Landscape: The State of Experiences, 3rd Edition” inquiriu mais de 7.000 operadores, destacando que quase dois em cada cinco operadores a nível mundial não têm um sistema de reservas. As agências de viagens online (OTA) são responsáveis por quase uma em cada três reservas para operadores turísticos e de atividades.
“Nos dias de hoje, é essencial que os operadores tenham um sistema de reservas moderno para agilizar as suas operações, melhorar a experiência do cliente e continuarem a ser competitivos”, refere Douglas Quinby, CEO e cofundador da Arival.
No seu relatório, a Arival destaca inúmeras vantagens na adoção de ferramentas digitais. Com a adoção de sistemas automatizados de reserva e emissão de bilhetes, os operadores estarão a poupar tempo e dinheiro. Além disso, os sistemas de reserva em linha, além de facilitarem aos clientes a reserva e gestão das suas excursões e atividades, ajudam os operadores a alcançar um público mais vasto e gerar um maior número de reservas.
No entanto, o relatório também identifica alguns desafios, como o custo destes sistemas, a sua complexidade e a falta de sensibilização sobre os benefícios destas ferramentas.
“O setor das experiências encontra-se numa fase crítica. Os operadores que adotaram a tecnologia estão num bom caminho para alcançar o sucesso nos próximos anos. Os que não o fizerem, arriscam-se a ficar para trás”, conclui Douglas Quinby.