As reservas de hotéis em Portugal atingem valores recordes, tanto a nível nacional como internacional, revela o World Hotel Index do SiteMinder, plataforma líder mundial em comércio hoteleiro. No pódio estão também Espanha e Itália, tendo em conta os números dos últimos três anos.
As reservas estão 22,72% mais altas este ano em comparação aos números de 2019. Relativamente a 2022, o número de reservas aumentou 4,75%, um aumento acima da média dos países vizinhos à data de hoje, segundo a última atualização de dados a dia 2 de julho.
De acordo com o World Hotel Index, o turismo internacional está em alta. Os dados de Portugal no mês de junho mostram um aumento de 75,85% nas reservas de visitantes estrangeiros, comparativamente aos 24,15% de turismo local. Aliás, a presença significativa de viajantes internacionais tem sido constante ao longo deste ano, em que as reservas de hotéis por turistas locais não ultrapassam os 25% em nenhum mês.
Estes resultados são reforçados pela chegada das férias de verão, em que 49% das reservas feitas em Portugal nas duas semanas são para desfrutar nos meses de junho e julho, enquanto que 23% correspondem a agosto e 14% a setembro.
O crescimento do volume de reservas de hotéis em Portugal ocorre num contexto de aumento de preços do alojamento no país, que, segundo os dados da SiteMinder, aumentaram em média 17% nos últimos quatro anos.
No último ano, os viajantes passaram de fazer as suas reservas com uma média de 21 dias de antecedência para 36 dias, o que leva os especialistas a prever que será difícil encontrar ofertas de última hora nos próximos meses, já que o intervalo geral entre a reserva e a chegada ao hotel está cada vez maior.
Os especialistas do setor destacam o papel fundamental das novas tecnologias na fixação de preços e no desenvolvimento internacional dos negócios hoteleiros locais. Nesse sentido, a SiteMinder realça que o comportamento das reservas está em constante mudança devido a múltiplas e complexas circunstâncias, tornando-se, por isso, mais importante do que nunca, que atualmente os hotéis sejam dinâmicos e estejam preparados para as novas tendências.