Segunda-feira, Agosto 8, 2022
Segunda-feira, Agosto 8, 2022

SIGA-NOS:

Rita Marques destaca certificado Digital como um dos marcos da Presidência Portuguesa

Terminada a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, Portugal reafirma a valorização do turismo da UE e a sua importância enquanto ator impulsionador da recuperação e do crescimento económico da União.

A recuperação e a criação de emprego no setor do turismo, a definição de um caminho comum para um turismo mais sustentável, uma maior coordenação das medidas sobre a livre circulação de pessoas e a utilização eficiente dos megadados como fonte estatística de apoio à formulação de políticas públicas e à atividade económica deram o mote para os eventos e iniciativas que decorreram nos últimos 6 meses entre Lisboa, Bruxelas e as restantes capitais.

Num exercício de balanço da Presidência, a Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, afirma que o turismo saiu mais forte. “A aprovação e implementação em tempo recorde do Certificado Digital COVID da UE é um dos grandes marcos da Presidência Portuguesa. É através do Certificado Digital Covid da UE que o setor encontrará maior resiliência, fomentará a recuperação da atividade das empresas, o crescimento do emprego e o aumento do valor acrescentado”, relembra.

A par do Certificado Digital Covid da União Europeia, Portugal, através do trabalho realizado pelo Turismo de Portugal que assumiu a Presidência do GT Turismo do Conselho, obteve também a  aprovação das Conclusões do Conselho sobre o turismo na Europa na próxima década: sustentável, resiliente, digital, mundial e social.

Além de apontar caminhos para o reforço da inclusão do turismo nas políticas e legislação futura da EU, as Conclusões do Conselho dão um passo em frente para a construção de uma Agenda Europeia do Turismo 2030-2050, com vista a apoiar as transições ecológica e digital do ecossistema do turismo e a reforçar a sua competitividade. Os Estados-Membros acordaram que, até ao final de 2021, a Comissão Europeia deverá apresentar um primeiro esboço da Agenda.

Concomitantemente, na revisão da Estratégia Industrial UE apresentado pela Comissão Europeia em maio, o turismo foi identificado como um dos 14 ecossistemas industriais que irão ter uma abordagem específica, sendo que o do turismo será o primeiro a ser trabalhado e desenhado em parceria com os Estados-Membros e os stakeholders.

A Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, com representantes do Turismo de Portugal, reunirá brevemente com os homólogos eslovenos, por forma a disponibilizar o apoio necessário para que estes temas continuem a ser trabalhados no próximo semestre.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img