O Grupo Royal Caribbean está a desenvolver práticas de gestão de resíduos que consistem na transformação de resíduos sólidos em gás de síntese. A estrear este ano, no Icon of the Seas da Royal Caribbean International e no Silver Nova da Silversea Cruises, estarão os primeiros sistemas da indústria de cruzeiros a converter resíduos sólidos diretamente em energia a bordo.
De acordo com o comunicado do grupo, estas ferramentas, desde sistemas de transformação de resíduos em energia, aplicações de resíduos alimentares e uma rede alargada de centros ecológicos, são o “resultado do esforço incessante da empresa para proporcionar as melhores experiências de férias de forma responsável”.
Os sistemas Microwave-Assisted Pyrolysis e Micro Auto Gasification irão recolher os resíduos a bordo e convertê-los, de uma forma eficiente e sustentável, em gás de síntese que o navio pode utilizar diretamente como energia. O biochar também irá ser usado como nutriente para o solo.
O Grupo Royal Caribbean também está a analisar a gestão de resíduos do início ao fim, incluindo a redução do desperdício alimentar em toda a frota em 50% até 2025.
Até à data, a companhia de cruzeiros conseguiu uma redução de 24% no desperdício alimentar, concentrando-se na parte da frente do sistema alimentar, o que evita e aborda muitas das principais causas deste desperdício, incluindo a gestão do inventário e a preparação excessiva.