O navio do grupo Royal Caribbean, Navigator of the Seas, partiu do porto de Los Angeles no dia 28 de outubro utilizando combustível renovável para reduzir as suas emissões de carbono, avança o Travel Weekly. Este combustível que está a ser utilizado pelo navio contém menos carbono do que os combustíveis marítimos tradicionais.
Este combustível é produzido a partir de matérias-primas renováveis, e o seu processo de produção torna-o molecularmente idêntico ao do gasóleo marinho tradicional – criando um combustível “drop-in” que pode ser utilizado com segurança com os motores existentes do navio.
A companhia de cruzeiros disse que planeia continuar a utilizar combustível com baixo teor de carbono para satisfazer parte das necessidades de combustível do navio baseado em Los Angeles, uma vez que avalia a viabilidade da sua utilização a longo prazo, com ambições de expandir a sua utilização a outros navios em toda a frota. Isto segue-se a uma experiência semelhante do parceiro de joint venture do grupo, Hapag-Lloyd Cruises, que está a explorar um processo diferente para desenvolver biocombustível sustentável.
A utilização de combustível renovável é vista como um passo fundamental na procura de combustíveis alternativos e surge menos de um ano após a revelação da estratégia de descarbonização do grupo “Destination Net Zero”.
“Estamos empenhados em investir em tecnologias e inovações que nos ajudem a reduzir as emissões e a cumprir o nosso propósito de proporcionar grandes férias de forma responsável”, disse Laura Hodges Bethge, vice-presidente executiva do Grupo Royal Caribbean Group, Shared Services Operations. “Ao celebrarmos este marco histórico, continuamos a procurar outras soluções alternativas para cumprir os nossos objetivos de sustentabilidade”.
Além de testar a utilização de biocombustível a bordo do Navigator of the Seas, a Royal Caribbean vai estrear o primeiro navio híbrido da indústria de cruzeiros no verão de 2023, como parte da mais recente classe de navios da Silversea Cruises, a classe Nova.