A Ryanair assinou uma parceria de cinco anos com a Google Cloud que prevê a implementação de serviços de cloud e inteligência artificial junto dos seus 35.000 trabalhadores, com o objetivo de apoiar o crescimento da companhia para 300 milhões de passageiros por ano até 2034. O acordo inclui a utilização do Gemini Enterprise, plataforma de inteligência artificial da Google Cloud, anunciou a companhia esta quarta-feira.
No âmbito da parceria, a Ryanair vai implementar o Google Workspace e serviços Google Cloud na sua rede. A companhia prevê utilizar o Gemini Enterprise para ligar dados organizacionais, automatizar fluxos de trabalho e criar agentes de inteligência artificial personalizados.
Segundo o comunicado, a plataforma será utilizada para “automatizar processos de tomada de decisão, otimizar a logística das tripulações e apoiar a produtividade da empresa”. A parceria pretende ainda reforçar a resiliência da infraestrutura tecnológica da companhia através de uma nova estratégia de dual-cloud.
“Estamos numa jornada de crescimento extraordinária rumo aos 300 milhões de passageiros até 2034”, afirmou Eddie Wilson, CEO da Ryanair. O responsável acrescentou que, para acompanhar esse crescimento, a companhia precisa de “garantir uma excelente resiliência da infraestrutura”, considerando que a nova estratégia de dual-cloud permitirá conjugar essa capacidade com parceiros tecnológicos orientados para a rapidez e a eficiência.
A companhia pretende, desta forma, utilizar as ferramentas de inteligência artificial e os serviços de cloud para aumentar a eficiência dos seus processos à medida que expande a operação.
Para Maureen Costello, vice-presidente da Google Cloud para o Reino Unido, Irlanda e África Subsariana, “a implementação de IA generativa à escala, aliada a ferramentas modernas de colaboração para os trabalhadores da linha da frente, pode ajudar os líderes da indústria a crescer de forma segura, reduzir os custos operacionais e redefinir a experiência de viagem”.
O acordo terá uma duração de cinco anos e abrange os 35.000 trabalhadores da Ryanair em toda a sua rede.




