A Ryanair, afirmou esta terça-feira, dia 22 de março, em comunicado de imprensa, que não cobrará aos seus clientes sobretaxas de combustível em 2022, “contrariamente à TAP, que confirmou na semana passada que pretende cobrar sobretaxas de combustível entre 3 a 25 euros por bilhete (dependendo da rota), a partir de abril de 2022”.
“Estas sobretaxas de combustível irão penalizar não só os cidadãos portugueses, como o turismo português”, defende a companhia aérea no comunicado. A Ryanair acusa a TAP de ter recebido mais de 3 mil milhões de euros em auxílios estatais dos contribuintes, de ter bloqueado slots no aeroporto de Lisboa “(que não pode e não vai utilizar este Verão)” e de estar, desta forma, a penalizar “ainda mais os seus clientes com tarifas mais elevadas e sobretaxas desnecessárias de combustível”.
“Contrariamente à TAP, a Ryanair cobriu quase 80% das suas necessidades de combustível até março de 2023 e assim garante que continuará a repercutir as tarifas mais baixas de/para os seus 6 aeroportos em Portugal, com uma garantia de zero sobretaxas de combustível para o Verão 2022”, sublinha a companhia.
Michael O’Leary, CEO do Grupo Ryanair, defende que “tendo recebido mais de 3 mil milhões de euros em auxílios estatais dos contribuintes portugueses, é inaceitável que a TAP responda a esta generosidade ao reduzir a capacidade, bloquear slots não utilizadas no aeroporto de Lisboa, a aumentar as tarifas aéreas e a impor agora sobretaxas de combustível injustificadas aos seus passageiros.”
“Este é mais um sinal do declínio da TAP em Portugal. A Ryanair continuará a expandir-se em Portugal com a garantia de não aplicar sobretaxas de combustível no verão 2022, em qualquer um dos seus 6 aeroportos portugueses em Lisboa, Porto, Faro, Ponta Delgada, Terceira e Madeira, com inauguração na próxima semana”, acrescenta o CEO.
A Ryanair apela, no comunicado de imprensa, ao Primeiro-Ministro António Costa para que “liberte os slots não utilizadas pela TAP este verão (que a TAP não pode e não vai utilizar), para que a Ryanair possa trazer mais visitantes a Lisboa e assim acelerar a recuperação do turismo pós-covid em Lisboa, bem como empregos para os jovens.”



