O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, confirmou esta segunda-feira, dia 9, que a SATA e o consórcio Newtour/MS Aviation estão a negociar a privatização da Azores Airlines. O governante admitiu ainda que a região assumirá a dívida da companhia aérea.
José Manuel Bolieiro deixou claro que o Governo açoriano “não está envolvido em negociações algumas”, em entrevista à RTP e Antena 1 dos Açores. Ainda assim, o governante adiantou que a administração da SATA está em negociações com o Newtour/MS Aviation, o único consórcio admitido no concurso de privatização da Azores Airlines.
“Primeira clarificação: nós queremos privatizar a Azores Airlines. Em segundo lugar, cumpriremos o que está estabelecido com a Comissão Europeia. Terceiro, o governo não se envolve em negociações porque essa é uma responsabilidade da administração da holding”, disse o presidente do Governo dos Açores.
Questionado sobre quando deverão terminar as negociações, José Manuel Bolieiro respondeu “não ter essa noção”, sublinhando que se trata de uma “responsabilidade do conselho de administração”.
José Manuel Bolieiro confirmou ainda que o passivo da Azores Airlines será assumido pela região. “Vamos procurar que a venda desse ativo possa minimizar o impacto negativo de todo esse passivo gerado por má gestão durante largos e vários anos”, afirmou.