Quarta-feira, Abril 30, 2025
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Se tivesse poder sobre o país, qual seria a decisão que tomaria para o turismo? Por Sérgio Leandro

Para assinalar o 4º aniversário do TNEWS, lançamos uma rubrica especial que reúne vozes do setor do turismo. Convidamos personalidades a refletirem sobre o futuro do turismo em Portugal, respondendo à seguinte questão: “Se tivesse poder sobre o país por uma hora, qual seria a decisão que tomaria para o setor do turismo?”

Sérgio Leandro, Administrador da Highgate Portugal

Se detivesse poder absoluto para revolucionar o Turismo em Portugal através de medidas governamentais e legislativas, a primeira ação seria colocar a sustentabilidade no centro de todas as iniciativas. Executaria normas rigorosas (e exequíveis) que obrigassem hotéis, restaurantes e operadores turísticos a adoptar práticas ecológicas, acompanhadas de incentivos fiscais para os que se comprometessem e sanções para os que não cumprissem os padrões estabelecidos.

No âmbito da modernização, apresentaria uma proposta de lei que integrasse os sistemas de informação de todos os intervenientes do setor. Esta medida promoveria o desenvolvimento de aplicações e plataformas digitais que valorizassem destinos alternativos e experiências inovadoras, realçando a diversidade e autenticidade do nosso país, enquanto permitindo uma maior transparência e fidelidade na partilha de dados estatísticos.

Relativamente à valorização dos profissionais do turismo, lutaria pela implementação de políticas que garantissem condições laborais mais dignas bem como um reconhecimento maior da importância que estas funções assumem no panorama laboral nacional. Entre estas, incluiria a revisão de taxação fiscal, benefícios de saúde ao abrigo do SNS, e a obrigatoriedade de programas de formação contínua. Este investimento no capital humano é fundamental para elevar a qualidade dos serviços e a competitividade do setor.

Por fim, instituiria um fundo governamental presente e decorrente da normal execução orçamental, suportado legislativamente, destinado à promoção internacional de Portugal. Este fundo financiaria campanhas de marketing em meios tradicionais e redes sociais, a participação em feiras globais e o estabelecimento de parcerias estratégicas, posicionando o país como um destino de excelência e inovação.

Estas medidas, visando sustentabilidade, modernização digital e valorização dos recursos humanos, permitiriam impulsionar o turismo em Portugal de forma sustentável e competitiva, beneficiando a economia nacional a médio – longo prazo.

Nota editorial

Esta rubrica não se limita às contribuições das personalidades convidadas. Queremos também envolver todos os nossos leitores, profissionais do setor, para que partilhem as suas sugestões e ideias sobre o futuro do turismo em Portugal. Envie a sua contribuição para cmonteiro@tnews.pt e faça parte deste debate crucial para a transformação da nossa indústria.

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