Domingo, Novembro 16, 2025
Domingo, Novembro 16, 2025

SIGA-NOS:

Se tivesse poder sobre o país, qual seria a decisão que tomaria para o turismo? Por Francisco Calheiros

-PUB-spot_img

Para assinalar o 4º aniversário do TNEWS, lançamos uma rubrica especial que reúne vozes do setor do turismo. Convidamos personalidades a refletirem sobre o futuro do turismo em Portugal, respondendo à seguinte questão: “Se tivesse poder sobre o país por uma hora, qual seria a decisão que tomaria para o setor do turismo?”

Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal

O Turismo precisa de um novo aeroporto; do TGV e da modernização da ferrovia; de uma gestão mais eficiente dos territórios; de soluções para a falta de mão de obra para continuar a ser a alavanca da economia portuguesa.

Mas como refere a pergunta, só teria durante uma hora o poder absoluto sobre o país. Assim sendo, e porque o aeroporto de Alcochete só estará pronto daqui a mais de 12 anos, a decisão que tomaria para o turismo seria avançar com uma solução intermédia ao aeroporto de Alcochete, que permitisse ter uma infraestrutura aeroportuária complementar do atual aeroporto Humberto Delgado e assim poder receber os turistas que em número crescente procuram Portugal para fazer as suas férias.

Nota de editor

Esta rubrica não se limita às contribuições das personalidades convidadas. Queremos também envolver todos os nossos leitores, profissionais do setor, para que partilhem as suas sugestões e ideias sobre o futuro do turismo em Portugal. Envie a sua contribuição para cmonteiro@tnews.pt e faça parte deste debate crucial para a transformação da nossa indústria.

-PUB-spot_img

1 COMENTÁRIO

  1. Dinamizar o que existe. Comboios rápidos capazes de fazer medias de 200kms/hora para ligar Lisboa/Beja/Faro aproveitado a capacidade dos 3 aeroportos que ficariam a 45 minutos de distancia entre eles. Muitos aeroportos da Europa com bastante movimento estão a esta distancia temporal do centro das cidades…Nada de novos aeroportos ou TGV’s. A existir um aeroporto novo deveria apenas ser encarado como substituição do actual por questões de sustentabilidade e segurança . Rede de ligações ferroviárias rápidas de Beja a Evora/Estremoz/Badajoz.
    e de Faro(aeroporto) a todo o barlavento e sotavento com Ligação a Huelva e Sevilha.
    Nota importante na minha opinião a ocupação (slots) dos aeroportos vai diminuir pois vai ser inevitável a utilização dos aviões de maior capacidade diminuindo frequências.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img