A recente introdução pela Corendon Airlines de áreas exclusivas para adultos em voos tem despertado interesse global. O que não é surpreendente, uma vez que, de acordo com um artigo publicado no Spectator, baseado numa pesquisa da PhotoAID, existe uma procura há muito esperada por esse serviço. Enquanto a iniciativa promete “paz e sossego” aos passageiros acima dos 16 anos, a questão que se coloca é se esta tendência ganhará verdadeiramente asas na indústria da aviação. A Belvera Partners consultou especialistas para analisar a viabilidade e impacto deste novo serviço.
Na rota da Corendon de Amesterdão para Curaçao, no Caribe, será agora disponibilizada uma secção dedicada na frente da aeronave, onde passageiros com mais de 16 anos poderão desfrutar de “paz e sossego”. A iniciativa pretende melhorar a experiência tanto para quem viaja com crianças como para quem viaja sem elas.
Os serviços de viagem “apenas para adultos” já existem na indústria hoteleira, com várias companhias de cruzeiro a oferecer secções ou instalações exclusivas para adultos nos seus navios, além de operadores turísticos que se concentram em viagens exclusivamente para adultos.
Henry Harteveldt, do Atmosphere Research Group, aconselha os interessados nesta novidade a realizarem uma pesquisa prévia. “Existe procura suficiente para justificar este empreendimento? Será rentável? Esta iniciativa diferenciará positivamente a marca? Será possível vender e prestar serviços através de todos os canais de venda, incluindo agências de viagens, se aplicável? Se as respostas forem afirmativas, uma estratégia de marketing robusta e abrangente, juntamente com um orçamento, será crucial. Depender exclusivamente da otimização de motores de pesquisa e do marketing em redes sociais para criar consciência e gerar interesse não será suficiente. Será necessário implementar uma campanha de marketing integrada, abrangendo relações públicas, publicidade em redes sociais relevantes, e-mail direcionado, atividades promocionais e, claro, SEO (Search Engine Optimization), SEM (Search Engine Marketing) e marketing nas redes sociais.”
Para que a ideia seja bem-sucedida, será necessário investimento tanto por parte dos vendedores como dos compradores B2B de voos. Janis Dzenis, do site de comparação de preços WayAway, destaca a importância de os fornecedores e intermediários de viagens pensarem cuidadosamente sobre como vender e comercializar este novo serviço. “Atualmente, voos exclusivos para adultos não são uma pesquisa típica para os consumidores – muitos podem não estar cientes de que esta é agora uma opção real. Será necessária uma campanha de relações públicas ou de marketing, juntamente com novas tecnologias que ajudem estes voos a aparecerem no fluxo de reservas. As OTAs (Online Travel Agencies) e empresas de metapesquisa devem considerar a inclusão de um filtro para este serviço emergente e orientar os utilizadores para o mesmo nos seus sites, pois não é algo que as pessoas procurem naturalmente.”
O sucesso desta iniciativa não beneficiará apenas as companhias aéreas. Gareth Matthews, da Didatravel, um fornecedor global de distribuição de viagens, destaca que “os vendedores de viagens e os compradores de alojamento também devem ponderar como maximizar esta nova tendência”. Matthews realça a oportunidade de vender pacotes de férias exclusivos para adultos, aproveitando o êxito já alcançado pelos hotéis que oferecem experiências semelhantes. “A possibilidade de adicionar a este pacote um voo correspondente exclusivo para adultos pode ser vantajosa para viajantes, distribuidores e fornecedores.”
Concordando com esta perspetiva, Haluk Kayhan, Diretor Executivo da PrimeTravel, um distribuidor de viagens B2B, acrescenta: “Para os agentes de viagens que lidam diretamente com os clientes, isto representa uma oportunidade única para adicionar valor e personalizar uma viagem. Podem avaliar se um viajante está ou não interessado numa experiência de cabina exclusiva para adultos de uma maneira que um vendedor online não consegue. Por isso, recomendamos que as companhias aéreas que estejam a considerar esta possibilidade explorem especialmente o canal de vendas das agências de viagens. A perspetiva de voos exclusivos para adultos representa, assim, uma oportunidade interessante tanto para os viajantes que procuram uma viagem tranquila como para a indústria como um todo.””