A Seven O Five (705), uma nova marca hoteleira nascida dentro do grupo TEPPE, apresenta-se ao mercado esta quarta-feira, dia 18, com um evento na sua primeira unidade, o 705 Porto Prime Home. Conversámos com Teresa Martins, diretora geral da Seven O Five, para explorar a visão e os desafios desta nova marca.
Teresa Martins ingressou na Seven O Five em dezembro de 2023, num momento crucial para o desenvolvimento da marca. “Quando comecei, o nosso principal desafio era concretizar a abertura das unidades e finalizar os detalhes de design e conceito”, explica. A Seven O Five surgiu dentro do universo do grupo TEPPE, conhecido pelo seu trabalho em desenvolvimento imobiliário e construção. “O grupo decidiu criar sua própria marca de hospitalidade para gerir a expansão e acumular know-how interno”, acrescenta Teresa Martins.
As duas primeiras unidades da Seven O Five, localizadas no Porto, já estão em funcionamento e marcam o início da marca na cidade Invicta. “Estamos entusiasmados por ter as nossas duas primeiras unidades em operação na cidade. Este primeiro passo representa o início de um projeto que visa destacar-se no panorama hoteleiro. O que diferencia esta marca são as pessoas e o serviço, ou seja, a personalização e a criação de experiências, desde a reserva até o checkout e pós-checkout”, afirma Teresa Martins.
705 Porto Prime Home e 705 Porto Prime Apartments
Localizado na Rua Faria Guimarães, o 705 Porto Prime Home oferece 41 apartamentos de serviço em três tipologias: estúdios, T1 e T2. Esta unidade combina a conveniência e privacidade de um apartamento turístico com um serviço personalizado, incluindo recepção 24 horas, serviço de concierge, ginásio, sala para podcasts e pequeno-almoço entregue diretamente nos apartamentos. Um dos destaques é o jardim com mais de 300 m², que inclui um espaço de coworking, lounge e um bar com esplanada, especializado em cocktails de autor e um light menu focado no chá verde matcha – uma homenagem ao Nishiyama Onsen Keiunkan, o primeiro hotel do mundo, aberto no ano de 705.
O 705 Porto Prime Apartments, situado próximo da Rua de Santa Catarina, dispõe de quatro apartamentos com um quarto, cozinha totalmente equipada e uma gama de serviços de apoio, incluindo concierge online e recepção disponível 24 horas por solicitação. O pequeno-almoço também está disponível mediante solicitação. A sustentabilidade é um dos pilares da marca, com uma recepção paperless e práticas ecológicas, como a reutilização de toalhas e roupa de cama, e a reciclagem de resíduos.
Personalização e futuro da marca
Teresa Martins destaca que a diferenciação da Seven O Five reside na personalização do serviço e na criação de experiências autênticas. “Queremos que cada detalhe seja pensado para criar uma experiência única, com uma forte ligação à cultura local”, afirma.
A Seven O Five tem planos de expansão com a abertura de mais quatro unidades no Grande Porto até 2027, totalizando 400 camas. “Estamos a investir significativamente na expansão, que atenderá a diferentes segmentos de hóspedes”, explica a responsável. Para o final de 2025, está prevista a abertura de um hotel de quatro estrelas com 85 quartos, na Rua da Maternidade, próximo ao Super Bock Arena. A marca está a desenvolver o conceito, mas Teresa Martins adianta que “será um hotel urbano, voltado para um público mais jovem, com uma grande aposta numa área central com bar e restaurante. Queremos que seja uma unidade não apenas para hóspedes, mas também para os locais, trazendo dinamismo a esta localização, que atualmente é pouco movimentada, além dos eventos no Super Bock Arena e no Palácio de Cristal.”
Ainda em 2025, está prevista a abertura de outra unidade em Santa Catarina, com 24 apartamentos, recepção 24 horas, piscina e áreas sociais, similar aos projetos existentes, que “permitirão que o hóspede não esteja apenas vinculado ao espaço do apartamento ou do quarto.”
Para 2026, estão planeados dois projetos: um alojamento local com três moradias na Rua Anselmo Braancamp, perto do centro, e um boutique hotel em Gaia, que está em fase de projeto. “O boutique hotel será um espaço de excelência, desenvolvido com um conceito de clube, mais privado e detalhado, oferecendo um atendimento e serviço ao cliente diferenciados. Será um espaço acessível, mas exclusivo, permitindo que as pessoas encontrem e desfrutem das experiências da 705”, afirma Teresa Martins.
Internacionalização
De acordo com Teresa Martins, a marca está a procura de novas oportunidades de negócios em Portugal. “Sim, estamos à procura de mais oportunidades, mas não queremos descentralizar. Procuramos propriedades e unidades que se posicionem como destinos, como o Douro, onde estamos ativamente à procura, ou em cidades como Lisboa e Algarve, que são os principais centros turísticos e de acolhimento de hóspedes.”
A marca também tem planos de expansão internacional. “Estamos a trabalhar para levar a Seven O Five para grandes cidades europeias. O nome 705 tem um apelo global, e nossa comunicação está em inglês para refletir essa ambição internacional”, diz Teresa Martins.
Atualmente, a marca está a atrair a atenção dos mercados português e espanhol sendo os principais clientes. No entanto, há um foco crescente no Reino Unido, França, Estados Unidos e Brasil. “Estamos a ver um crescimento notável nas reservas e o feedback tem sido extremamente positivo”, comenta Teresa Martins.
Com um investimento total previsto de 60 milhões de euros até 2027 (que já incluem as duas unidades abertas), a Seven O Five está a investir tanto na reabilitação de edifícios existentes quanto na construção de novas unidades. “Cada projeto inclui uma componente de reabilitação, garantindo que mesmo as novas construções integrem elementos que respeitam a história e a cultura local”, conclui.
Perfil de Teresa Martins
Teresa Martins é licenciada em Psicologia do Trabalho pela Faculdade de Psicologia do Porto e iniciou a sua carreira em Recursos Humanos, com um foco constante na área da hotelaria. A s ua paixão pelo turismo e pelos serviços de acolhimento sempre a guiou, levando-a também a lecionar na Escola de Hotelaria do Porto. Teresa acredita que a dedicação e o gosto pelo atendimento ao cliente são essenciais para quem trabalha nesta área.
Após oito anos na Sonae Capital e Sonae Turismo, onde esteve envolvida na abertura de novas unidades e na área de recrutamento e formação, Teresa decidiu aprofundar os seus conhecimentos em gestão, concluindo um MBA em Gestão em 2012. Esse desenvolvimento académico facilitou sua transição para a gestão hoteleira, onde desempenhou um papel fundamental na abertura de unidades da Editory Hotels, como o The Artist e o The House, e contribuiu para o projeto em Santa Polónia. Foi também diretora-geral no Porto Palácio Hotel, onde esteve profundamente envolvida na criação de novos conceitos e na melhoria dos serviços.
Em 2021, Teresa enfrentou um novo desafio ao juntar-se ao projeto M.Ou.Co., um inovador empreendimento cultural e de alojamento na cidade do Porto. No final de 2023, Teresa abraçou um novo desafio ao juntar-se à Seven O Five, para contribuir com o crescimento e sucesso da marca.