Terça-feira, Novembro 11, 2025
Terça-feira, Novembro 11, 2025

SIGA-NOS:

Sheraton Cascais Resort confiante de que 2025 será “o melhor ano de sempre” até à data

-PUB-spot_img

Manuel Machado Carneiro, General Manager do Sheraton Cascais Resort, faz um balanço “extremamente positivo” do primeiro semestre do ano, revelando que julho “foi o melhor mês desde a abertura do resort”, tanto a nível da taxa de ocupação como de métricas de ADR (taxa média diária). Face a estes resultados, o responsável mostra-se confiante de que 2025 será “o melhor ano de sempre” até à data, com um crescimento de 15% a 20%, comparativamente ao ano anterior.

“Iniciei funções no final de janeiro e, apesar de janeiro ter sido um mês difícil, fechámos julho com um crescimento de 14% face ao período homólogo de 2024. Julho foi o melhor mês desde a abertura do resort, tanto a nível da taxa de ocupação, como a nível de métricas de ADR (+17%)”, começa por afirmar Manuel Carneiro, acrescentando que a perspetiva “é terminar o verão 20% acima do mesmo período do ano passado”.

Janeiro acabou por se tornar num “mês difícil” devido à baixa afluência de turistas na região. “Cascais tem sido muito procurado por um segmento específico, o Car Launch, eventos onde marcas de carros fazem lançamentos de novas séries. Sentimos que houve uma mudança talvez estratégica ou mesmo a nível comercial, em que muitos destes eventos transitaram para o sul de Espanha. Creio que este terá sido o principal motivo pelo qual o mês de janeiro foi mais desafiante.” Contudo, fevereiro consolidou-se como um mês “muito interessante” no que diz respeito ao segmento corporativo e de MICE, quando comparado a 2024.

Já os meses de verão, junho, julho e agosto, acabam por “variar muito” a nível de ADR, embora o mês com a taxa média diária mais alta do ano em Cascais seja agosto. “Ainda assim, julho foi o melhor mês neste indicador, tendo superado agosto do ano passado. Estamos a falar de um ADR acima dos 305 euros. A perspetiva é conseguir que esta métrica seja superior em agosto.”

As expectativas para o final do ano são positivas, uma vez que Manuel Carneiro espera terminar o ano com crescimento de 15% a 20% face a 2024. Esta previsão é motivada pelo “grande crescimento” dos meses de verão, mas também pelo último trimestre. “Nos últimos três meses do ano, sentimos que há uma oportunidade de crescimento não só por parte do segmento de lazer, mas também do corporativo e de MICE. Por isso, acreditamos que vamos fechar o ano como o melhor de sempre até à data.”

Manuel Machado Carneiro

Principais mercados e segmentos

O General Manager do Sheraton Cascais Resort explica que o perfil dos hóspedes varia consoante a época. “Entre novembro e maio, temos muita procura por parte do segmento corporativo, de empresas e de lançamento de marcas. O segmento familiar acaba por se prolongar durante todo o ano, com uma maior incisão durante a época de verão.”

No que toca às nacionalidades, os mercados espanhol e americano estão a registar um “crescimento interessante” este ano. Destaca-se também o nacional, que durante alguns anos esteve mais estagnado e que este ano voltou a crescer.

Projetos em carteira

Questionado sobre novidades, Manuel Carneiro referiu que, este ano, a unidade planeia terminar o maior investimento já feito desde a sua abertura. Além disso, têm alguns trabalhos a decorrer que vão ficar concluídos ainda este ano.

“Estamos a trabalhar numa nova infraestrutura de WiFi e temos em curso a renovação praticamente total do Active Gym. Já a renovação do Kids Club e da área termal será iniciada durante o final deste ano ou início do próximo. Temos também um projeto que neste momento está em fase de aprovação final, que é a criação de um circuito de manutenção outdoor – que, no fundo, nos permite ter aulas e programas de wellness ao ar livre.” Em paralelo, planeiam dar início a uma renovação parcial dos quartos ainda este ano.

Enquanto isso não acontece, o Sheraton Cascais Resort está focado em promover vários eventos ao longo de 2025. Neste momento está a decorrer a Summer Collection, que permite a todos os interessados visitarem o hotel e usufruírem das suas facilidades, como o brunch e as aulas de pilates. Ainda durante o verão, têm a decorrer os programas de Wine Affair e cinema ao ar livre. Por sua vez, na época de inverno, apostam na Winter Colletion, uma iniciativa mais relacionada com a área de bem-estar.

Valores e prioridades

Manuel Machado Carneiro assumiu em janeiro o cargo de General Manager do Sheraton Cascais Resort, deixando a direção do YOTEL Porto em junho. Questionado sobre as suas principais prioridades, o responsável referiu ter dado primazia à estrutura do hotel e perceber o que podia ter sido feito até aqui a nível de investimento – para garantir uma melhoria contínua naquilo que são as infraestruturas do hotel. “Depois, quis compreender um pouco daquilo que é o nosso nicho de mercado e público-alvo e desenvolver estratégias comerciais que nos permitissem potencializar a nossa rentabilidade.”

Por último, Manuel Carneiro garantiu que os principais valores que orientam a operação do Sheraton Cascais são o “detalhe no serviço”, “a procura por melhorias constantes” e “conseguir providenciar aos nossos hóspedes e proprietários a melhor experiência possível”.

Cascais: principais desafios

Sobre os principais desafios da região, Manuel Carneiro identificou o recrutamento, a rede de transportes que liga Cascais a Lisboa e a sazonalidade. “Diria que a questão do recrutamento é bastante desafiadora, até porque muitas das pessoas que trabalham em Cascais não vivem cá. Embora exista uma boa rede de transportes local, a rede que liga Cascais a Lisboa não é a mais eficiente. E esse, para mim, é o maior desafio.”

Relativamente à questão da sazonalidade, o responsável diz ser “normal”. “Cabe a nós, empreendedores e líderes da área hoteleira, pensar em formas estratégicas e, juntamente com o município, trabalhar para que possamos promover nacionalmente e internacionalmente a região de Cascais.”

Lobby do Sheraton Cascais Resort

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img