Quarta-feira, Novembro 30, 2022
Quarta-feira, Novembro 30, 2022

SIGA-NOS:

Skyexpert: Porto e Lisboa lideram o tráfego de passageiros do aeroporto de Genebra

Os fluxos de passageiros para Portugal, nomeadamente para o aeroporto de Lisboa e do Porto, foram os principais no Aeroporto Internacional de Genebra em setembro deste ano, noticiou o jornal especializado Travelinside. A SkyExpert, empresa de consultoria especializada em transporte aéreo, aeroportos e turismo, avaliou estes dados em maior profundidade e contextualizou-os.

O Porto foi o destino com maior fluxo de passageiros, com um total de 60 824; seguiu-se Lisboa, com 60 704 passageiros suíços transportados para a capital portuguesa em setembro; e em terceiro lugar ficou Londres Heathrow, com 57 851 passageiros.

“Há duas décadas atrás teríamos Paris no topo da lista”, afirma Pedro Castro, diretor da SkyExpert, explicando que o TGV entre Paris e Genebra foi inaugurado em 1981, fazendo este percurso em 4h15 duas vezes por dia. No entanto, o diretor da Skyexpert salienta que hoje, demora apenas 3h e conta com oito ligações diárias.

“Relativamente a Londres, se considerarmos os quatro aeroportos Londrinos servidos, a capital inglesa seria o primeiro destino”, nota o diretor. “O facto do Porto estar no topo da lista, ainda que por poucos passageiros, é expressivo, mas é ainda mais se descontarmos os cerca de 6 mil passageiros em transferência na Portela para
outros destinos; no Porto isso é marginal”, defende.

O INE tem destacado o mercado Suíço como um dos que mais cresce em relação à pré-pandemia. Recorrendo a várias fontes, a SkyExpert divulga as companhias que lideram o transporte destes passageiros.

Pedro Castro afirma que relativamente a Lisboa, “se descontarmos os cerca de 6 mil passageiros em transferência para outros destinos da TAP, a importância da companhia para os passageiros que se deslocam entre as duas cidades cai em cerca de 10 pontos percentuais. Por outro lado, e apesar de ter mais voos graças aos slots que detém, a TAP tem uma taxa de ocupação menor do que a easyjet, ou seja, enche menos os seus voos”.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img