Quarta-feira, Fevereiro 8, 2023
Quarta-feira, Fevereiro 8, 2023

SIGA-NOS:

STR: Cadeias hoteleiras internacionais focam planos de expansão em países do Golfo

As cadeias hoteleiras internacionais estão cada vez mais a focar os seus planos de desenvolvimentos em países do Golfo. A região conta com 170 mil quartos atualmente em construção, segundos dados do mais recente relatório da STR, divisão do CoStar Group que fornece dados de mercado sobre a indústria hoteleira. Este valor representa 40% da oferta existente, uma percentagem quatro vezes maior do que a taxa de crescimento média global de 11%, noticia o Hosteltur.

A realização da Expo 2020 no Dubai e do Campeonato Mundial de Futebol no Qatar, bem como a ambiciosa estratégia de turismo Vision 2030 da Arábia Saudita, ajudaram “o desenvolvimento hoteleiro a manter-se forte, em contraste com o que está a acontecer noutras partes do mundo, onde o desenvolvimento está a abrandar devido às previsões de enfraquecimento do crescimento económico”, disse Danielle Curtis, diretora do Arabian Travel Market.

Este desenvolvimento hoteleiro responde, na sua opinião, “à crescente popularidade da região no panorama internacional, mas é também indicativo da estratégia dos seus governos para diversificar o crescimento do PIB além do petróleo, apostando no turismo, que ajudará a impulsionar ainda mais a procura nos próximos anos”.

Segundo o relatório, a Arábia Saudita possui atualmente um total de 135.560 quartos, aos quais se juntarão outros 82.639 que estão atualmente em fase de planeamento ou de construção, pelo que em 2030 o país ultrapassará os 218.000 quartos. Nos Emirados Árabes Unidos existe, de momento, uma oferta hoteleira de 202.000 quartos, mas o país conta com outros 48.910 em diferentes fases de desenvolvimento, totalizando cerca de 251.000 quartos até 2030.

Este crescimento hoteleiro segue a mesma tendência registada na região entre 2010 e 2019, que se traduziu em mais de 70.000 novos quartos, um aumento de 68% na oferta de alojamento, com uma média anual a rondar os 6%.

Marriott International cresce na região

Os planos de expansão da Marriott International demonstram esse interesse na região, na sequência da recente assinatura de um acordo com a RDK Tourism Investment para a abertura de quatro estabelecimentos hoteleiros nos Emirados Árabes Unidos, até então operados pela RDK, aumentando assim em mais de 700 quartos a sua presença em Abu Dhabi e Dubai, sob as marcas Marriott Hotels and Resorts, Marriott Executive Apartments e Autograph Collection Hotels.

O Marriott Mirfa Resort tornar-se-á o primeiro resort da Marriott Hotels and Resorts em Abu Dhabi. Localizado na costa da região de Al Dhafra, na histórica aldeia piscatória de Mirfa, exemplificará a vontade da cadeia de evoluir e adaptar-se com espaços contemporâneos e intuitivos.

O portfólio da Autograph Collection vai expandir-se nos Emirados com a abertura do Liwa Hotel Autograph Collection, também em Abu Dhabi. Localizado no maior oásis da capital, oferecerá uma experiência no meio do deserto com 66 quartos e suites, incluindo três espaçosas moradias de três quartos.

Por fim, a marca Marriott Executive Apartments continuará a atender à crescente procura por alojamento de longa duração na região, com aberturas previstas na Ilha Al Reem, em Abu Dhabi, e Al Barsha South, no Dubai. Com a abertura do Marriott Executive Apartments Al Reem Island em 2024, a cadeia hoteleira oferecerá 147 apartamentos de um e dois quartos, além de várias instalações, como ginásio, piscina, clube infantil e várias opções gastronómicas.

Já o Marriott Executive Apartments Al Barsha South, com inauguração prevista para este ano, ficará localizado no Dubai Science Park, que abriga empresas dos setores de ciência, energia e meio ambiente. Terá 411 apartamentos, casas geminadas e coberturas, além de cinco propostas gastronômicas distribuídas em três torres.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img