Quarta-feira, Novembro 30, 2022
Quarta-feira, Novembro 30, 2022

SIGA-NOS:

SUTUS 2022: 3ª edição da cimeira de Turismo Espacial e Subaquático reuniu 532 participantes

A terceira edição da cimeira internacional sobre Turismo Espacial e Subaquático (SUTUS 2022), organizada pela Medina Media Events e a Les Roches, “foi mais uma vez um sucesso após ter quebrado recordes de presenças e de interesse mediático”, afirma comunicado de imprensa. A cimeira contou com 532 participantes profissionais e universitários de 45 países, dos cinco continentes.

Um dos projetos estrela de SUTUS 2022 foi o liderado pela empresa Green Moon Project, com sede em Málaga. José María Ortega, diretor-geral da empresa, explicou que a principal missão é “plantar culturas hortícolas na Lua ou em Marte para que forneçam nutrientes e vitaminas a todos os astronautas, e mesmo a futuros turistas espaciais”.

A empresa catalã Zero 2 Infinity, cujo fundador é José Mariano López Urdiales, também apresentou nesta edição de SUTUS 2022 by Les Roches um dos projetos espaciais que mais chamam a atenção a nível mundial, os chamados balões “espaciais”. Urdiales não pensa apenas em viajar além das nossas fronteiras planetárias, beneficiando mesmo o ambiente quando vai para o espaço: “Os balões são a forma mais sustentável de ir ao espaço”, afirma López Urdiales, uma vez que os balões que fabricam são um potencial de sustentabilidade para estender o turismo espacial a um número muito grande de turistas. E tudo isto, a partir da Catalunha.

Carlos Díez de la Lastra, CEO da Les Roches, salientou que “SUTUS by Les Roches cresce todos os anos e nesta edição tivemos uma agenda de um nível imbatível”. Em quatro anos fizemos de Marbella o epicentro mundial do turismo espacial e subaquático”.

Oradores de referência internacional no SUTUS by Les Roches

Tim Alatorre, da Orbital Assembly.

Nesta edição do SUTUS 2022 by Les Roches, mais de 50 oradores apresentaram os últimos desenvolvimentos no turismo espacial e todos os desafios presentes e futuros do turismo subaquático. Um total de 12 países de até 4 continentes diferentes (Espanha, Estados Unidos, Austrália, Japão, França, Áustria, Suíça, Bélgica, Itália, Singapura, Reino Unido e Holanda) foram representados no SUTUS entre oradores, empresas e instituições.

Grandes estrelas mundiais do turismo espacial aterraram em Marbella, como Bernard Foing, líder do Projecto Euro-Moon-Mars; Pascale Ehrenfreund, da Universidade Espacial Internacional; Boris Otter, da Swiss Space Tourism; e Tim Alatorre, da Orbital Assembly, uma empresa que pretende construir o primeiro alojamento para turistas no espaço e que estará pronto em 2027.

Do mesmo modo, importantes representantes do setor espacial como John Spencer, Presidente da Sociedade de Turismo Espacial que falou de “Economia Espacial”, Sam Scimeni da NASA ou Hiroko Asakura da agência espacial japonesa, JAXA, participaram nesta cimeira internacional.

O papel da mulher no espaço foi um dos eixos centrais da terceira edição do SUTUS 2022 by Les Roches. Sam Scimemi (NASA) avançou que o Programa Artemis pretende regressar à Lua e aterrar a primeira mulher em 2025. Além disso, grandes referências femininas como a astronauta de treino, Nancy Vermeulen, Susan Kilrain, considerada uma das melhores astronautas do mundo ou Pascale Ehrenfreund, enviaram mensagens inspiradoras às mulheres para as encorajar a fazer parte do mundo espacial.

Principais projetos de turismo subaquático

Em relação ao mundo subaquático, SUTUS 2022 teve a participação de Fabien Cousteau que apresentou a Estação Oceânica Internacional, PROTEUS™. Este projeto titânico será localizado ao largo da costa de Curaçao e apresenta um complexo modular de vida subaquática, observatório e plataforma global de colaboração que permitirá a investigação, o desenvolvimento de novas aplicações, a criação de tecnologias inovadoras e a partilha das suas histórias com o mundo.

Além disso, durante o dia de abertura de Marbella, Scott Waters, gestor de projeto Pisces VI, esteve presente e apresentou o submarino de alto mar que oferece viagens de imersão a uma profundidade de 2.000 metros nas águas das Ilhas Canárias através do vulcão La Palma, a partir de 8.000 euros, e Aaron Olivera, fundador do EARTH 300, que mostrou o seu super iate de luxo que combate as alterações climáticas.

Nesta terceira edição, houve também lugar para a arte com Jason deCaires e as suas esculturas e museus debaixo do mar que têm como objetivo final a preservação da vida marinha. Tomer Ketter, explorador e oceanógrafo da Submerge, com as suas viagens e aventuras de imersão, e Michele Stefanile e Carlota Pérez-Reverte falaram sobre os últimos avanços nos seus projetos arqueológicos submarinos.

SUTUS 2022 por Les Roches teve o apoio do Ministério do Turismo do Governo Andaluz, da Câmara Municipal de Marbella, Extenda, Turismo e Planeamento da Costa del Sol, Acosol, Pisces VI e SubMerge.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img