A Tailândia quer voltar a alcançar a meta dos 52 mil portugueses que em 2019 visitaram o país, afirmou Rosário Louro, diretora da Autoridade de Turismo da Tailândia em Portugal. Num encontro com a imprensa, durante a edição do Festival da Tailândia, em Lisboa, a responsável apontou o objetivo de ultrapassar a meta de 40 mil portugueses a visitar a Tailândia este ano e em 2024 retomar os 52 mil.
De acordo com a responsável pela entidade em Portugal, desde janeiro que a média mensal é de 3 mil portugueses na Tailândia, esperando-se, no entanto, que este número suba nos meses de verão. Segundo a mesma, os agentes de viagem já estão a vender Tailândia “em força”.
Durante a entrevista, Rosário Louro afirmou que “por ano, até 2019, 52 mil portugueses viajavam para a Tailândia, um número relativamente alto”, tendo em conta que não há ligações diretas para o país.
Segundo a responsável, a estimativa de 40 mil portugueses a viajar para a Tailândia este ano é uma “boa recuperação tendo em conta o aumento dos preços. Enquanto que, antigamente, os voos custavam entre 600 a 700 euros, atualmente estão a custar cerca de 1500 euros”.
Rosário Louro acrescentou também que, enquanto país, “somos um mercado pequeno para os tailandeses”, sendo que vão, todos os anos, cerca de 1,2 milhões de russos, 10 milhões de chineses e 6 milhões de europeus. No entanto, Portugal é o país da Europa com uma percentagem alta comparativamente à população.
“Durante a pandemia os tailandeses fecharam muitos escritórios, mas não os de Portugal. Isto porque somos um povo ativo, temos uma tradição histórica que eles respeitam muito e, por último, porque eles sabem que como destino a longo curso a Tailândia está no top 3 em Portugal”, afirmou Rosário Louro.
O festival Thai, que decorreu de 30 junho a 2 de julho, contou com a participação do operador turístico Icárion que, juntamente com duas agências de viagens por dia, promoveu preços especiais e ofertas para reservas antecipadas.
O evento, ao longo dos três dias, promoveu demonstrações de danças tailandesas, Muay Thai (desporto de defesa tradicional tailandês), desfiles de moda organizados pela Escola Profissional Magestil, gastronomia, venda de produtos tailandeses e, por fim, sessões de massagens tradicionais tailandesas realizadas pela Thai Massage Association in Portugal.
Para os mais novos, o evento, em parceria com o Museu do Oriente, disponibilizou sessões de storytelling, uma atividade tradicional na Tailândia.
De acordo com Rosário Louro, a sexta edição do festival contou com um total de 20 mil visitantes, um número já familiar em outras edições.