A TAP Air Portugal e o governo do estado brasileiro da Bahia assinaram um protocolo de intenções para criar voos diretos entre o Porto e Salvador, a partir de 2025.
“O Norte de Portugal tem enorme interesse pelo Nordeste do Brasil e, em particular, pela Bahia. E essa região está ligada ao Norte da Espanha também, que não tem nenhum grande aeroporto internacional. Portanto há muitos galegos que voam pelo Porto, e a Galiza tem uma significativa presença na Bahia. Temos aí toda uma área de atração, que, para nós, é fantástica”, comentou o presidente da TAP, Luís Rodrigues, citado pela imprensa local.
Na assinatura do documento, realizada no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador, estiveram presentes Jerônimo Rodrigues, governador da Bahia, e Luís Rodrigues, presidente da TAP.
O voo Porto-Salvador deveria contribuir também para o aumento do número de turistas europeus para a Bahia. Atualmente, este estado brasileiro tem ligações diretas de Lisboa e Madrid e, em outubro, serão inaugurados voos para Paris. Além disto, estiveram em teste voos diretos de Varsóvia, na Polónia, para a capital baiana entre outubro de 2023 e abril de 2024.
Portugal foi o segundo maior emissor de turistas estrangeiros para o Nordeste do Brasil nos últimos sete meses, de acordo com dados da Embratur. Neste período, a Bahia recebeu 8.576 viajantes portugueses, o que representa um crescimento de 11,65% face a 2023.