A TAP Air Portugal celebra esta quarta-feira, dia 21 de agosto, o 75.º aniversário do seu primeiro voo para São Tomé. Agora, a companhia aérea portuguesa faz a ligação entre Lisboa e a ilha cinco vezes por semana, com um “moderno” A321LRneo.
Para comemorar a data, os passageiros foram “recebidos em festa” nas portas de embarque do Aeroporto Humberto Delgado e no Aeroporto Internacional de São Tomé, conta a TAP em comunicado.
Em Lisboa, os viajantes foram prendados com bolos de chocolate oriundo de São Tomé, bem como com um postal com a imagem do voo inaugural da companhia aérea, com o número TP522.
O primeiro voo para São Tomé ocorreu em 1949 e foi pilotado pelo Comandante Canelhas, num DC-3 Dakota, de matrícula CS-TDE.
Aquele que foi um dos primeiros aviões da TAP operava também a “famosa” Linha Aérea Imperial, que fazia a ligação de Lisboa a Angola e Moçambique, transportando 28 passageiros, numa travessia com 12 escalas e 15 dias de duração.
Atualmente, a ligação TP1527 entre Lisboa e São Tomé é feita com o avião “moderno” A321LRneo, que conta com 168 lugares, 16 dos quais em classe executiva – assentos que, diz a companhia, podem ser transformados em cama.
“Cada lugar dispõe de um ecrã de 16″, que oferece uma variedade de mais de 120 filmes, 170 álbuns de música e mais de 230 horas de séries televisivas”, indica a TAP.