A TAP Air Portugal assinalou esta sexta-feira, dia 14, 80 anos de história. A celebração aconteceu na BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market, na presença de colaboradores, parceiros e clientes de longa data da companhia aérea.
À margem das comemorações, Mário Chaves, Chief Operations Officer da TAP, disse que, ao longo destes 80 anos, a transportadora “tem feito investimentos para se manter a companhia aérea mais segura da Europa e uma das mais seguras do mundo”. “A segurança foi sempre a nossa bandeira, além do investimento em serviço e novas aeronaves. Este é um ciclo que se repete e que é necessário para continuarmos mais outros 80 anos com a mesma performance.”
Focado em comemorar os 80 anos da TAP, Mário Chaves não quis responder a outros temas, nomeadamente à privatização e resultados. Além disso, não se manifestou sobre a notícia, há pouco publicada, em que o Supremo Tribunal da Justiça rejeitou a reclamação da TAP sobre a reintegração e pagamento de indemnizações a alguns tripulantes de cabine dispensados durante a pandemia, um processo que pode vir a custar milhões de euros à companhia aérea.
“A TAP está, neste momento, a cumprir o seu plano de estruturação. Como sabem, vivemos num contexto em que o aeroporto está sobrelotado, por isso as possibilidades de expansão são limitadas. Estamos a explorar, obviamente, caminhos alternativos para podermos continuar a crescer”, referiu Mário Chaves quando questionado sobre possíveis planos de expansão.
O foco no Brasil, segundo o responsável, “é para manter”. “Houve um crescimento há uns anos nos Estados Unidos que está a dar frutos, agora temos que esperar pelos próximos acontecimentos para perceber como a TAP se adapta.”
Além disso, lembrou, a TAP vai abrir este ano uma nova rota entre Porto e Boston, estando à procura de novas oportunidades para aumentar a sua oferta.
Um pouco mais abaixo, Mário Chaves admitiu que o Rio Grande do Sul é um mercado muito importante para a companhia. “Esteve abandonada por motivos operacionais. Felizmente, vamos conseguir retomar as operações e, como digo, é um mercado muito importante e estratégico para nós, por isso a aposta de três frequências semanais para Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, a partir de 1 de abril”, terminou.