Como estamos quase no Natal hoje vou ensinar como, de forma prática e fácil, irão conseguir gerir as vossas redes socias, mas sem perder muito tempo. Preparados?
Organização
A chave para uma boa gestão em qualquer área é a organização, e na gestão de redes sociais o mesmo se aplica.
De modo a não perder muito tempo na gestão das redes socias o planeamento é a palavra secreta. Para qualquer empresa é necessário fazer um planeamento a longo prazo adaptado ao
mercado.
Passo 1) Criar uma pasta drive
Em primeiro lugar é necessário criar uma pasta online que possa aceder através do telemóvel.
Pode ser no Google Drive ou no MyCloud, o importante é ser de fácil acesso.
Passo 2) Calendário
O conteúdo deve ser mensal, logo é importante considerar as datas de maior destaque tais como feriados ou épocas festivas que tenham notoriedade para o sector turístico.
Criatividade
Nem sempre é fácil ter criatividade não só para criar conteúdos, como para criar copys. Nos passos seguintes vou-lhe deixar algumas dicas de plataformas que quase fazem o trabalho criativo por si, mas antes vou-lhe ensinar como pode fazê-lo você mesmo.
– Defina temas
Se tem de fazer publicações semanalmente, defina rúbricas semanais que vai abordar, como por exemplo o famoso “Sabias que” ou, mais direcionado para o setor, poderá ser algo como “O destino turístico da semana”. Assim já sabe que semanalmente tem aquelas rúbricas. Depois apenas tem de as atualizar.
– Pesquise a concorrência
Veja o que é feito pelas outras empresas do seu ramo e tente dentro desse estilo criar dinâmicas
para si mesmo.
– Reutilize conteúdos dos seus visitantes
Faça um throwback Thursday em que nesse dia relembra a visita de um cliente ao seu espaço
partilhando a foto que ele tirou lá.
Se o design não é um problema para si, até pode ir mais longe e consultar o Behance e, através das palavras-chave certas, encontrar milhares de exemplos de projetos criativos que pode aplicar para a sua empresa.
Se o design não é um problema para si, até pode ir mais longe e consultar o Behance e, através das palavras-chave certas, encontrar milhares de exemplos de projetos criativos que pode aplicar para a sua empresa.
Frases inspiradoras ou simplesmente um call to action na imagem funcionam sempre bem.
As plataformas
Estas plataformas que lhe dou a conhecer a seguir não só lhe facilitam a sua criação de conteúdos como serão a base para a sua organização.
– Canva.com
Canva é uma plataforma online e colaborativa para criar designs, que disponibiliza uma série de ferramentas gratuitas e pagas para que consiga promover a sua marca de forma prática.
– Unsplash
Unsplash é um banco de imagens gratuito com mais de 1 milhão de fotos criativas em alta resolução.
– Copy.ai
Copy.ai é uma inteligência artificial que gera copy de alta qualidade para o seu negócio. O site é 100% gratuito e para criar textos basta colocar palavras-chave e a plataforma automaticamente
gera centenas de hipóteses.
– Buffer
O Buffer é uma ferramenta de organização de Social Media. Nesta consegue gratuitamente agendar as publicações para as três principais plataformas: Facebook, Instagram e Linkedin.
O sistema de funcionamento desta é bastante prático e fácil de entender.
– Meta Business Suite
Esta é a plataforma do Meta (dona do Facebook) que permite agendar publicações para o Instagram e Facebook. Honestamente sou mais fã do Buffer não só é mais fácil, mas é transversal a outra redes sociais.
Organização parte 2
Após abordar os pontos acima, voltamos à nossa pasta drive. Primeiro, utilizando o Canva.com e o Unsplash, cria os conteúdos para design ou fotografia para as suas publicações e adiciona-os à zona de conteúdos da pasta drive.
Após isso, no documento Word também presente nessa pasta, colocando por ordem de publicação, começa a escrever os copys que deseja para cada uma das imagens. Eu gosto de me organizar colocando a data, depois a imagem e abaixo escrevo o texto. Não se esqueça que o Copy.Ai pode ser o seu melhor amigo nesta produção.
Por fim, usando o Buffer ou o Meta use as ideias criadas acima e agende as suas publicações!
PS: Dia 14 e 15 de dezembro estarei a fazer uma conferência online sobre marketing digital destinado a particulares, micro e pequenas empresas para os interessados podem saber mais sobre este evento aqui.
Por Miguel Estorninho
Licenciado em Marketing, Publicidade e Relações Públicas, Mestrando em Ciências da Comunicação. Cofundador da Agência Digital Natives e Mestre em Marketing e Comunicação