O The Editory Collection Hotels alcançou uma taxa média de reciclagem de embalagens de vidro de 80% nas suas nove unidades, no âmbito do projeto-piloto “A Tip for Nature” da AIVE (Associação dos Industriais de Vidro de Embalagem).
A AIVE acaba de revelar os resultados finais do seu projeto-piloto A Tip For Nature, após um ano de implementação nos The Editory Collection Hotels. O impacto da campanha resultou no aumento de 12% na taxa média de reciclagem de embalagens de vidro na cadeia de hóteis, comparativamente a 2023, atingindo 80%.
“A iniciativa demonstrou que é possível promover mudanças de comportamento no canal HORECA, onde existe maior potencial de aumentar os níveis de recolha de embalagens de vidro usadas, através de ações de comunicação digital interna e externa, bem como formação”, lê-se no comunicado divulgado pela AIVE.
O vencedor do projeto foi The Editory by Sea Tróia/Aqualuz Tróia Mar & Rio by The Editory com 89%, que irá receber uma estrela adicional em vidro. Seguiram-se o The Editory Boulevard Aliados e o Aqualuz Lagos by The Editory, ambos com 88%.
De acordo com a AIVE, todos os hotéis do The Editory Collection Hotels atingiram taxas de reciclagem acima dos 70%, reciclando mais de 17 toneladas de embalagens de vidro, o que representa um aumento total de 30% face a 2023.
O projeto também resultou em melhorias nos hábitos e conhecimentos sobre as vantagens da reciclagem das embalagens de vidro. O número de funcionários que têm conhecimento de que o vidro é “infinitamente reciclável” aumentou de 50%, em 2023, para 60% em 2024. Já o total de colaboradores que afirmam reciclar sempre as embalagens de vidro usadas subiu de 61% para 79%. Os equívocos sobre as regras de separação para reciclagem diminuíram de 41% para 25%, segundo a AIVE.
Além disto, 97% dos inquiridos consideraram o projeto “muito útil, o que demonstra uma recetividade extremamente positiva à iniciativa”. A AIVE acredita que estes resultados significam que a campanha “não só conseguiu sensibilizar os funcionários para a importância da reciclagem de vidro, como também fomentou mudanças reais de comportamento, ajudando os The Editory Collection Hotels a dar um passo importante na sustentabilidade ambiental”.
“O projeto A Tip for Nature comprovou que o canal HORECA tem um enorme potencial para aumentar os níveis de recolha de embalagens de vidro usadas, em Portugal. Atingir um crescimento de 12% na taxa média de reciclagem, neste grupo hoteleiro, em apenas um ano é um resultado expressivo que comprova a eficácia deste tipo de campanhas para os estabelecimentos HORECA”, comenta Tiago Moreira da Silva, presidente da AIVE.
“Estamos muito orgulhosos por ter contribuído para o sucesso do projeto. A adesão dos nossos colaboradores foi extraordinária e mostra que com dedicação e formação, é possível adotar práticas mais sustentáveis. Esperamos que a nossa experiência inspire outros a fazerem o mesmo”, afirma Miguel Evangelista, diretor geral de Operações da The Editory Collection Hotels.
O projeto foi financiado pela FEVE (European Container Glass Federation) e contou com o apoio institucional da Plataforma Vidro+ e da AHRESP (Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal).