Tráfego de passageiros nos aeroportos europeus sobe 4,9% em agosto, revela ACI Europe

-PUB-spot_img

A ACI Europe revelou esta segunda-feira, 13 de outubro, que o tráfego de passageiros na rede aeroportuária europeia aumentou 4,9% nos primeiros oito meses de 2025, face ao mesmo período do ano passado. Este valor supera a média anual de 4,3% até à data, confirmando a forte procura no verão.

O tráfego internacional de passageiros foi responsável por todos os ganhos (+5,6%), uma vez que o tráfego doméstico permaneceu estável (+1,6%). Quando comparado aos níveis pré-pandémicos, o volume de passageiros registou um crescimento de 7% até agosto.

Os aeroportos da União Europeia apresentaram “resultados abaixo da média continental”, com um aumento de 4% no volume de passageiros. Em agosto, continuaram a verificar-se “divergências significativas” no desempenhado entre os mercados nacionais individuais.

Os melhores desempenhos, segundo a ACI, foram registados nos aeroportos da Polónia (+15,1%), Eslovénia (+11,7%), e Roménia (+10,3%). Por outro lado, os da Letónia (-6,7%), Estónia (-4,5%) e Islândia (-2,5%) registaram resultados menos expressivos.

Os maiores mercados da UE registaram resultados de tráfego abaixo da média continental: Alemanha (+4,2%), Espanha (+3,8%), Itália (+2,8%), Reino Unido (+1,7%) e França (+1%).

Já os aeroportos do resto da Europa registaram um crescimento médio de 8,8% no tráfego de passageiros, com diferenças de desempenho ainda mais significativas.

Isto resultou num crescimento dos aeroportos da Moldávia (+46,6%), Israel (+38,1%) e Bósnia-Herzegovina (+20,4%) bem acima da média do grupo, enquanto os da Rússia (-13,3%), Azerbaijão (+0,7%), Arménia (+7,2%), Uzbequistão (+7,7%) e Sérvia (+7,8%) apresentaram resultados abaixo dessa linha.

Aeroportos com melhor desempenho

Os principais aeroportos (mais de 40 milhões de passageiros) continuaram a crescer a um ritmo mais lento no primeiro semestre, com um aumento do volume de passageiros de 3,5% em comparação com o período homólogo de 2024.

Os desempenhos mais fortes neste segmento registaram-se em Istambul Sabiha Gökçen (+21,5%), seguido pelo Aeroporto de Istambul (+6,8%).

Os Aeroportos de Istambul e Londres-Heathrow ultrapassaram o marco histórico de mais de 8 milhões de passageiros num único mês.

Os mega-aeroportos (25 a 40 milhões de passageiros) registaram um aumento de 4,2% no volume de passageiros. Os melhores desempenhos foram registados nas infraestruturas aeroportuárias de Milão Malpensa (+10,2%), Copenhaga (+8,6%) e Atenas (+6,8%).

Os pequenos aeroportos (menos de 1 milhão de passageiros) tiveram um desempenho superior a todos os outros segmentos do setor aeroportuário, com um aumento do tráfego de passageiros de 6,2%. No entanto, continuam a ser o único segmento para o qual os volumes ainda não recuperaram os níveis pré-pandémicos (agosto de 2019) (-20,1%).

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img