Entre janeiro e agosto, o transporte aéreo ocupou a posição de liderança das reclamações no setor de transportes e lazer, com um total de 6.270 queixas registadas no Livro de Reclamações Eletrónico.
“Entre janeiro e agosto de 2024, o setor do turismo e lazer recebeu 9668 reclamações no Livro de Reclamações Eletrónico, tendo-se verificado uma redução comparativamente com o mesmo período de 2023, onde se registaram 11.980 reclamações”, informou a Direção-Geral do Consumidor (DGC), cujos dados estatísticos referentes a julho e agosto são ainda provisórios.
O transporte aéreo “foi o setor mais reclamado neste período, com 6270 reclamações”, adiantou a DGC. “Entre os setores fiscalizados pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), que contam com um total de 1970 reclamações, estão os restaurantes (795 reclamações), seguindo-se os estabelecimentos hoteleiros (531) e o alojamento local (165)”.
Nos primeiros oito meses do ano, “o Turismo de Portugal recebeu 766 reclamações sobre agências de viagens e a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) recebeu 571 sobre aluguer de veículos de curta duração”, acrescentou.