Sábado, Março 22, 2025
Sábado, Março 22, 2025

SIGA-NOS:

Trump: Turismo em Portugal beneficia com crescimento de turistas norte-americanos

A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) acredita que o número de turistas norte-americanos no país continuará a crescer, mesmo face às políticas de Donald Trump.

Em 2024, Portugal recebeu 2,29 milhões de turistas norte-americanos, com mais de 5 milhões de dormidas (+12,1%), consolidando os EUA como o quarto maior país emissor de turistas, representando 9,2% das dormidas de não residentes. Esse aumento significativo do turismo norte-americano em Portugal levou o setor a focar esforços na promoção do destino.

“O aumento do número de turistas norte-americanos em Portugal deve continuar, especialmente com o reforço das ligações aéreas diretas entre Lisboa, Faro e os Estados Unidos”, disse Francisco Calheiros, presidente da CTP, em declarações à Lusa.

Quando questionado sobre o impacto das políticas económicas de Trump, que poderiam afetar o poder de compra dos turistas norte-americanos e reduzir o fluxo para Portugal, Calheiros apontou um efeito positivo: “O dólar valorizado em relação ao euro torna as viagens mais baratas para os norte-americanos, o que beneficia o fluxo de turistas para a Europa e, em particular, para Portugal.”

Francisco Calheiros reforçou que, no primeiro mês de mandato de Trump, a tendência de os turistas norte-americanos escolherem Portugal para as suas férias, ficando mais tempo e gastando mais, continua a ser notada. “Isso vai continuar a acontecer em 2025”, concluiu.

Os turistas norte-americanos são também conhecidos por serem dos que mais gastam em Portugal. De acordo com o Banco de Portugal, em 2023, os turistas dos EUA foram os quintos maiores responsáveis pelas despesas no país. As receitas de viagens e turismo geradas por turistas norte-americanos atingiram um valor recorde de 2,5 mil milhões de euros em 2023, um crescimento significativo em relação aos 1,8 mil milhões de euros registados em 2022, que já refletiam uma recuperação após a pandemia.

A tendência de aumento de turistas norte-americanos em Portugal, apesar de possíveis impactos das políticas de Trump, continua a ser positiva. No entanto, analistas apontam que as tarifas sobre as importações e o aumento do custo de vida nos EUA poderiam eventualmente afetar o poder de compra dos turistas a longo prazo.

Em relação aos norte-americanos a viver em Portugal, dados oficiais indicam que, em 2023, 14.126 cidadãos norte-americanos residiam no país, e o número de vistos emitidos a cidadãos dos EUA tem vindo a aumentar. No entanto, os números preliminares de 2024 apontam para uma ligeira queda no número de vistos.

Quanto ao mercado imobiliário, Paulo Calado, presidente da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal, afirmou à Lusa que, apesar de alguma procura de imóveis por cidadãos norte-americanos, não houve um aumento significativo após as eleições de Trump. “Não identificamos nenhum fenómeno relevante pós-eleição de Trump”, afirmou, destacando que qualquer aumento da procura resultaria em pressões sobre os preços, especialmente no segmento de imóveis de maior valor, acima de 700 mil euros.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img