A TUI River Cruises vai reforçar a sua frota com dois novos navios e estrear itinerários no rio Sena, em França, em 2028. A expansão permitirá aumentar a capacidade da companhia em 26% no verão desse ano, elevando para dez o número total de navios, segundo noticiou a imprensa especializada britânica.
Os dois novos navios, denominados TUI Zora e TUI Velara, foram apresentados durante a convenção da ABTA – A Associação Britânica de Agentes de Viagens, que decorre na Madeira. Cada embarcação terá capacidade para 188 passageiros, distribuídos por 94 cabines, e será preparada para utilizar combustíveis alternativos, em particular metanol.
O TUI Zora fará a sua estreia no rio Reno a 7 de maio de 2028, enquanto o TUI Velara iniciará operações no Danúbio a 14 de agosto do mesmo ano. Ambos os navios vão operar nos rios Reno, Mosela e Danúbio, oferecendo pensão completa com serviços adicionais incluídos, com possibilidade de upgrade para o regime tudo incluído. A oferta a bordo contará também com uma maior variedade de bares e restaurantes.
Estreia no rio Sena em março de 2028
Outra das novidades da programação é a entrada da TUI River Cruises no rio Sena, onde a companhia vai operar pela primeira vez. Para isso, o TUI Elara, que deverá integrar a frota em 2027, será transferido para o rio francês a partir de março de 2028.
Com capacidade para 138 passageiros, o navio disponibilizará itinerários de quatro, sete e dez noites, com escalas em destinos como Paris, Vernon, Rouen e Le Havre.
Katy Berzins, responsável pela área de cruzeiros fluviais da TUI, afirmou que o Sena se tornou o rio mais solicitado pelos clientes da companhia, tanto pelos que viajam pela primeira vez como pelos que já utilizaram os seus serviços.
Com a expansão prevista para 2028, a TUI River Cruises terá uma programação composta por 43 itinerários, com visitas a mais de 60 portos. A companhia considera que o aumento da capacidade responde a uma procura que continua a superar a oferta disponível.
Questionada sobre a crescente entrada de navios de cruzeiros fluviais no mercado e as dificuldades que isso poderá representar no preenchimento das cabines, Katy Berzins afirmou que existe espaço para diferentes operadores, que procuram responder a segmentos de clientes distintos.
A responsável abordou também os desafios colocados pelos baixos níveis de água nos rios, que têm condicionado algumas operações. Segundo explicou, as perturbações nos itinerários são avaliadas caso a caso, podendo levar à alteração da ordem das escalas ou, em situações raras, ao cancelamento de viagens.
A programação de verão de 2028 da TUI River Cruises ficará disponível para reservas a partir de 15 de outubro de 2026.




