Quinta-feira, Março 20, 2025
Quinta-feira, Março 20, 2025

SIGA-NOS:

Turismo Centro de Portugal vai distinguir melhores ideias de negócio e teses académicas

Estão abertas as candidaturas para o X Concurso de Empreendedorismo Turístico e o IX Concurso de Teses Académicas, promovidos pela Turismo Centro de Portugal (TCP), até dia 15 de março. A iniciativa visa “apostar no apoio às melhores ideias de negócio turístico geradas na região e na valorização do conhecimento científico produzido sobre a atividade”.

O Prémio José Manuel Alves – Concurso de Empreendedorismo Turístico é o prémio de empreendedorismo turístico mais antigo do país, de acordo com a Turismo Centro de Portugal. Com a missão de “distinguir e apoiar projetos inovadores”, a iniciativa já recebeu 430 candidaturas, distinguiu 72 projetos e premiou 26, ao longo de nove edições.

Para assinalar o 10.º aniversário, esta edição introduzirá uma novidade: além dos oito projetos finalistas, que são selecionados pelo júri intermédio, o público terá a oportunidade de eleger um finalista adicional, através da iniciativa “O 9.º Finalista”. Após a nomeação dos oito finalistas, será definido um período de tempo em que o público poderá votar e resgatar um projeto adicional.

De seguida, um júri final selecionará os três melhores projetos, que serão premiados com um incentivo financeiro. O grande vencedor receberá o Prémio José Manuel Alves, homenagem ao ex-presidente da Região de Turismo do Centro, que foi uma “figura central na criação do gabinete de apoio ao investimento turístico na região”.

“Uma das características mais singulares deste concurso é o facto da ligação aos projetos participantes não se extinguir após a participação, como acontece na generalidade dos eventos similares. No Prémio José Manuel Alves, há um acompanhamento contínuo dos projetos participantes, que se prolonga por todas as fases de crescimento destes empreendimentos”, indica a TCP.

IX Concurso de Teses Académicas

Já o Concurso de Teses Académicas é promovido pela entidade desde 2017, distinguindo teses em duas categorias: mestrado e doutoramento. A iniciativa visa “valorizar o conhecimento gerado no seio da comunidade científica sobre a atividade turística e aproximá-lo das empresas e de todos os interessados em desenvolver projetos neste setor”.

Na categoria de mestrado, podem concorrer dissertações, relatórios de estágio e projetos de mestrado já avaliados. Já na de doutoramento, são elegíveis dissertações de doutoramento já defendidas e avaliadas, cujo tema incida sobre o setor do turismo, preferencialmente na região Centro de Portugal.

Um júri intermédio selecionará posteriormente cinco finalistas em cada categoria. Ambas as teses vencedoras serão distinguidas com um prémio financeiro.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img