O Conselho Nacional de Turismo da Lituânia lançou um campanha para o verão de 2023, com imagens surreais criadas a partir de Inteligência Artificial. Esta campanha retrata o país como uma experiência onírica, convidando os visitantes a “entrar na fantasia lituana de natureza, história e culinária”.
Com o slogan “Lituânia – uma experiência para partilhar”, a campanha reimagina o país como uma paisagem de sonho carregada de fantasia num conjunto de imagens surreais, que retratam “Ilhas de ficção científica a flutuarem sobre bosques exuberantes no campo, enquanto esferas do tamanho de planetas pontilham os céus acima da capital Vilnius; uma tigela de sopa fria de beterraba troca o creme azedo regular por nuvens rosadas que lembram as noites de verão”. Com essas imagens “impressionantes, a Lituânia convida os visitantes a experimentar essa fusão de sons, paisagens e sabores por si mesmos”.

“Embora a IA possa imitar coisas que já são ótimas, bonitas e inspiradoras, é preciso uma pessoa para experimentá-la. Esta é a principal mensagem da campanha, lançada sob o slogan “Lituânia – uma experiência para partilhar””, descreve o Turismo da Lituânia.
A campanha convida pessoas de quatro mercados-alvo – Alemanha, Polónia, Reino Unido e Israel – a visitar a Lituânia e participar de experiências que valem a pena partilhar.
“Este ano, estamos a convidar os viajantes a co-criar suas próprias experiências connosco, assim como co-criamos essas imagens surreais com um ajudante de IA. Queremos mostrar que a Lituânia é uma experiência em si – inspiradora, bonita, excitante e saborosa, dependendo do que procura. Para alguns, esta experiência será um voo de balão, um passeio de arte de rua, e para outros – uma degustação de sabores locais ”, diz Dovilė Seliukė, chefe do Departamento de Marketing e Comunicação de Turismo.
Em 2022, o número de turistas internacionais que visitaram a Lituânia duplicou face ano anterior. No ano passado, 1,15 milhões de turistas estrangeiros viajaram para a Lituânia para pelo menos uma noite. Os viajantes dos 4 mercados prioritários de turismo receptivo – Alemanha, Polónia, Reino Unido e Israel – representaram 32% de todas as chegadas.
A grande maioria (93%) dos turistas internacionais que visitaram a Lituânia no verão de 2022 avaliaram sua impressão geral do país como positiva.

