Segunda-feira, Maio 27, 2024
Segunda-feira, Maio 27, 2024

SIGA-NOS:

Turismo da Suíça abre delegação em Portugal

O Turismo da Suíça oficializou a abertura de uma delegação em Portugal esta quinta-feira, dia 28 de abril, numa cerimónia de apresentação que contou com a presença de Martin Nydegger, CEO do Switzerland Tourism, e de Luís Araújo. A presença do presidente do Turismo de Portugal deveu-se ao facto dos dois organismos terem estabelecido uma parceria de cooperação, que vai abrir portas à promoção do turismo nos dois países.

Presente em 26 países, o Turismo da Suíça abre assim a sua 27ª delegação no nosso país, sendo Portugal o primeiro mercado para qual o organismo suíço se expande nos últimos dez anos, destacou Martin Nydegger. “Este é um momento incrivelmente importante para nós, porque há muito tempo que queríamos ter uma presença em Portugal”, afirmou o responsável.

Os dois países não se veem como concorrentes e até encontram semelhanças. “Esta parceria é algo novo, ninguém tentou isto anteriormente”, enfatizou Martin Nydegger. “Não nos vimos como concorrentes, aliás somos concorrentes, mas de uma forma saudável, porque cada país quer atrair visitantes, mas complementamo-nos em termos de oferta: não temos as bonitas praias que Portugal tem, mas temos montanhas”.

Por sua vez, Luís Araújo destacou a amizade que une os dois organismos públicos: “Se há algo que precisamos mais do nunca é amizade e cooperação”. Luís Araújo contou que a parceria foi discutida durante algum tempo e que, no final, a abertura de portas era o caminho a seguir: “Espero que este seja um bom exemplo para o futuro. Nada melhor do que abrir as nossas portas a alguém que quer trabalhar connosco. É exatamente o que estamos a fazer, a abrir as nossas portas. Este é o momento de estimular as pessoas a viajar e, mais importante do que pensar quem são os nossos concorrentes, é estimular as viagens”, afirmou o responsável.

Luís Araújo

A parceria servirá para assegurar o intercâmbio de conhecimento e promover uma estreita cooperação entre ambos os mercados. “O mais importante é perceber como podemos aprender juntos, como podemos aumentar as acessibilidades e trazer pessoas aos dois países. A Suíça foi o nosso 10º mercado em termos de dormidas no último ano mas o 5º em receitas. Existe uma grande oportunidade de crescimento”, concluiu o presidente do Turismo de Portugal.

Leslie Bent é a responsável do Turismo da Suíça em Portugal. Fluente em português e com dupla nacionalidade, já iniciou o trabalho de promoção no nosso país, tendo estabelecido contactos com a imprensa nacional.

A responsável destaca o aumento de turistas portugueses para a Suíça antes de pandemia, o que permitiu identificar “a oportunidade de abrir um escritório em Portugal”, de forma a estar mais perto dos turistas portugueses e ganhar mais visibilidade junto dos media e do trade. “Queremos mostrar uma outra Suíça. Existe a ideia que a Suíça é apenas um destino de neve e ski”.

A Suíça registou 135 mil dormidas do mercado português em 2019, o que significou “um crescimento consistente”, comparativamente a outros mercados, revelou Leslie Bent.

O Turismo da Suíça quer consolidar em 2022 os números de 2019 e espera que, no ano seguinte, volte a haver um crescimento. “Os dois últimos anos foram para esquecer. 2022 é o primeiro ano em que estamos a operar normalmente, e que pode ser comparável a 2019, sendo que 2019 foi o melhor ano turístico para grande parte dos países. O ano de 2022 é um ano de consolidação, e em 2023 esperamos um crescimento constante. Dependendo do mercado, esse crescimento pode ser mais rápido, imaginamos que o mercado português possa ser mais rápido, porque o turismo na Europa ocidental está a recuperar bem”, refere Martin Nydegger.

No top 5 dos mercados principais para a Suíça está o mercado interno, seguido da Alemanha, EUA, China e Reino Unido.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img