A Associação Turismo de Lisboa (ATL) lançou uma nova campanha audiovisual, a “Rota do Barroco”, para promover o destino nos mercados de Espanha, França, Itália, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos da América e Brasil.
Durante cerca de cinco minutos, é apresentado um itinerário por locais emblemáticos como o Museu do Barroco, o Palácio do Correio-Mor, o Palácio de Fronteira, o Palácio do Marquês de Pombal, o Palácio Ludovice, o Aqueduto das Águas Livres, o Palácio Nacional de Mafra, a Quinta Real de Caxias, o Palácio Nacional de Belém, o Museu Nacional dos Coches e o Museu Tesouro Real.
É também feita uma menção às inúmeras igrejas e capelas que foram remodeladas e redecoradas ao estilo barroco, durante o reinado de D. João V.
O vídeo está disponível em português, inglês, espanhol, francês, italiano e alemão.
Paula Oliveira, diretora executiva da ATL, afirma que “a riqueza decorativa e a complexidade arquitetónica do estilo barroco refletem uma época de prosperidade que marcou a identidade cultural de Lisboa. Presente em museus, monumentos e igrejas, o barroco deixou um forte legado histórico que convida agora à visita de todos.”
O estilo barroco teve o seu esplendor, em Lisboa, durante o reinado de D. João V, na primeira metade do Sec. XVIII. Apesar de muitas das edificações deste período terem sido destruídas no terremoto de 1755, chegaram até aos nossos dias diversos exemplos da “Idade de Ouro” de Lisboa.