O Turismo de Portugal apresenta a versão final (pós consulta pública) do Plano Turismo + Sustentável 20-23 na segunda-feira, 14 de junho, às 15h00, numa sessão que decorre nos Viveiros Monte Rosa (Algarve), com transmissão em live streaming, e que conta com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques.
Lançado em outubro de 2020, o Plano esteve em consulta pública, tendo recebido mais de cem contributos que o “tornaram mais diversificado e completo”, refere o comunicado do Turismo de Portugal. O projeto tem “presente a importância de Portugal reforçar o seu posicionamento e competitividade enquanto destino turístico sustentável e seguro, acomodando também as exigências de novas diretrizes e orientações nacionais e comunitárias, para o curto e médio prazo, no âmbito da economia circular e da sustentabilidade ambiental”.
Decorrente do plano de retoma “Reativar Turismo. Construir Futuro”, e alinhado com os objetivos da Estratégia Turismo 2027, o Plano Turismo + Sustentável 20-23 pretende intensificar o objetivo da sustentabilidade na atividade turística, com ações como a reeducação para uma restauração circular e sustentável, o desenvolvimento de práticas para uma economia circular, a neutralidade carbónica nos empreendimentos turísticos, a construção sustentável em empreendimentos turísticos, a eficiência hídrica nos campos de golfe em Portugal e a redução do plástico na hotelaria.