A participação de Portugal na World Travel Market (WTM), em Londres, coordenada pelo Turismo de Portugal, conta com o número recorde de 112 empresas e ocupa um stand de 1.010 m2. Estão também presentes as sete Agências Regionais de Promoção Turística (ARPT) do país.
Os três dias de evento contam com a presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, e do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade.
O mercado britânico é o principal mercado emissor de turistas para Portugal. De acordo com os dados da GlobalData, em 2023, as saídas de britânicos para o estrangeiro registaram um crescimento expressivo (+18,4%), correspondendo a 89,7 milhões de viagens, mas ainda apresentam um nível inferior ao registado em 2019 (-5,5%).
Cerca de 78,7% dos fluxos de outbound estão concentrados no continente europeu. Em 2023, o Reino Unido posicionou-se como o 1.º mercado turístico da procura externa para Portugal em termos de dormidas, com uma quota de 18,4%, o que corresponde a cerca de 9,9 milhões de dormidas.
Em termos de hóspedes é o 2.º mercado, com uma quota de 12,9% que corresponde a 2,4 milhões de pessoas. Observa-se igualmente um acréscimo nas receitas turísticas que se situaram em 3.835,1 milhões de euros, posicionando-se no 1.º lugar, com uma quota de 15,3%.
As perspetivas futuras são positivas e, até 2027, estima-se que as partidas internacionais do Reino Unido cresçam 5,8%/ano. Já os gastos dos turistas britânicos no estrangeiro deverão aumentar 7,8%/ano.
Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, destaca que “a presença de Portugal na WTM reflete o compromisso contínuo do Turismo de Portugal em investir neste importante mercado. Além de atrair segmentos exigentes através de experiências turísticas diversificadas, o Turismo de Portugal pretende promover ativamente as múltiplas e diversificadas propostas de valor do nosso país e que é possível usufruir ao longo de todo o ano.”
A World Travel Market, em Londres, começou esta terça-feira, dia 5, e termina na próxima quinta-feira, dia 7.