O Turismo de Portugal anunciou o reconhecimento de mais de 170 empresas dos setores de alojamento, parques de campismo e autocaravanismo, restauração, animação turística, agências de viagens, operadores turísticos e organização de eventos pelo seu compromisso com a sustentabilidade, no âmbito do Programa Empresas Turismo 360º.
De microempresas a grandes organizações, têm em comum o compromisso de adotar uma agenda ESG (Environmental, Social, Governance) e analisar os impactos da sua atividade no ambiente e nos sistemas sociais em que operam, enquanto criam valor para todas as partes interessadas.
Segundo o Turismo de Portugal, o objetivo do Programa Empresas Turismo 360º é “incentivar as empresas do setor a abraçar os desafios e oportunidades do reporte não financeiro”, como destacado pela recente Diretiva Europeia sobre o Relato de Sustentabilidade. A adesão a este programa fornece ferramentas que auxiliam no tratamento de informações relacionadas às práticas ESG, incluindo o acesso a métricas de desempenho setoriais e uma plataforma tecnológica inovadora denominada FOREST – Ferramenta Organizacional e Reporte da Sustentabilidade no Turismo.
“Esta plataforma simplifica a recolha, gestão e reporte de dados, permitindo às empresas adotar um modelo de relatório de sustentabilidade adaptado ao setor do turismo e em conformidade com os padrões globais. Além disso, a FOREST oferece dados de business intelligence, fornecendo informações valiosas para a tomada de decisões tanto no setor público como no privado”, explica o Turismo de Portugal em comunicado.
Para o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, “o Programa Empresas Turismo 360º, e a ferramenta FOREST, colocam à disposição das empresas turísticas um sistema que as apoia objetivamente na monitorização do seu desempenho em sustentabilidade, bem como a reportá-lo publicamente, alinhando os seus objetivos com o novo quadro internacional para o desenvolvimento sustentável. Queremos que este reconhecimento sirva de incentivo a que outras empresas do setor se juntem a esta jornada, na qual o Turismo de Portugal está empenhado, e que pretende capacitá-las e apoiá-las na sua transição para práticas mais sustentáveis, contribuindo para um turismo do futuro mais responsável.”





