Sábado, Dezembro 7, 2024
Sábado, Dezembro 7, 2024

SIGA-NOS:

Turismo de Portugal distingue 294 empresas turísticas que assumem práticas sustentáveis

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img

No âmbito do Programa Empresas Turismo 360º, o Turismo de Portugal distinguiu, durante a Bolsa de Turismo de Lisboa, 294 empresas turísticas que assumem práticas sustentáveis no setor.

Na cerimónia, 45 empresas receberam o selo Sustainability | Engaged que reconhece as empresas que já produziram relatórios de sustentabilidade através da Ferramenta Organizacional e Reporte da Sustentabilidade no Turismo (FOREST).

Por outro lado, 249 empresas foram galardoadas com o selo Sustainability | Committed, que reconhece a adesão ao programa e o assumir da respetiva Carta de Compromissos.

Em ambos os casos, Engaged e Committed, as empresas agora distinguidas são representativas da diversidade de atividades turísticas e englobam as várias dimensões – pequenas, médias e grandes empresas.

“Valorizar empresas ambientalmente responsáveis, reconhecer o compromisso com as boas práticas e trilhar um futuro sustentável é o objetivo deste programa, que assenta numa visão onde a sustentabilidade das empresas turísticas não é mais uma opção, mas uma necessidade absoluta e prioritária”, referiu a entidade em comunicado.

Depois de um ano com “resultados recordes para o setor do turismo”, esta iniciativa serviu também para “refletir sobre o caminho que é necessário percorrer para garantir um turismo de futuro com qualidade, responsabilidade e transformador”, sublinhou.

Para isso, o evento contou com um conjunto de personalidades de várias áreas que contribuíram para o debate, nomeadamente um painel de quatro empresas de diferentes dimensões e áreas de atividade. Em cima da mesa estiveram questões relacionadas com a sustentabilidade ambiental, económica e social no desenvolvimento e gestão das infraestruturas e da atividade/operação.

Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal afirmou que “é crucial que o setor do turismo tenha um papel de liderança na adoção de práticas ESG e no reporte do seu desempenho, contribuindo para o objetivo estabelecido na estratégia para o Turismo 2027 quanto ao posicionamento de Portugal. Este é um gesto de reconhecimento a empresas que muito fazem pelo progresso da sustentabilidade no nosso setor.”

-PUB-spot_img

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img