O Turismo de Portugal lançou esta quarta-feira, dia 16, no MusicBox, em Lisboa, uma campanha internacional denominada “Portugal Music Festivals Headliners”. Com o objetivo de promover o país como um destino privilegiado para os amantes de música, esta iniciativa centra-se na valorização dos diversos ativos turísticos do território, apresentados sob uma ótica criativa inspirada nos festivais de música.
A campanha destaca elementos distintivos de Portugal, como Natureza, Oceano, Sol, Património, Cultura, Sabores, Bem-estar e Diversidade, todos tratados como os verdadeiros “cabeças de cartaz”. Estes ativos são apresentados como bandas fictícias, numa abordagem que procura captar a atenção do público internacional.
Entre os nomes criados figuram “Waves of Solitude” (representando o oceano), “The Future Rainbows” (alusivo à energia das pessoas), “The Art Attacks” (referente à cultura portuguesa) e “Full Table Nation” (em representação da gastronomia nacional). A ideia é construir um “cartaz” turístico que convida à descoberta de Portugal através das experiências que o país proporciona.
A campanha será promovida nos mercados internacionais considerados estratégicos, nomeadamente Reino Unido, Espanha, Alemanha e Países Baixos, através de meios digitais, Connected TV e plataformas de música como o Spotify. Nesta última, será disponibilizada uma playlist VisitPortugal com temas que evocam os elementos promocionais da campanha. Estão ainda previstas colaborações com músicos e artistas a residir em Portugal para partilhar testemunhos e reforçar a mensagem.
Segundo Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, esta campanha “faz parte da estratégia global de promoção de Portugal como um destino vibrante, sustentável e culturalmente diverso e vem reforçar o programa Portugal Events, destinado a estimular a realização de eventos em todo o território, enriquecendo a oferta turística nacional, dinamizando as economias locais e tornando o destino mais competitivo internacionalmente”.
Os festivais de música são considerados, pelo Turismo de Portugal, um produto turístico “muito relevante que tem capacidade de mobilizar o turismo interno e de atrair os viajantes internacionais”. A campanha sublinha ainda o impacto positivo destes eventos na valorização da oferta cultural e na extensão da permanência dos visitantes no país.