O turismo em Portugal deverá fechar o ano de 2024 com receitas de 27 mil milhões de euros e registar um crescimento de 9% em 2025, disse o secretário de Estado do Turismo esta segunda-feira, dia 11 de novembro.
“À data de hoje sabemos que o país estima que vai atingir até ao final deste ano de 2024 qualquer coisa como 27 mil milhões de receitas [no turismo] e a perspetiva para 2025 é de crescer na ordem dos 9%”, referiu Pedro Machado, citado pela Lusa, no painel de abertura de uma conferência dedicada à Estratégia de Turismo 2035, em Aveiro.
Pedro Machado afirmou que “Portugal não tem turistas a mais” e que a perspetiva é de continuar a crescer. No entanto, este crescimento comporta desafios e riscos que é preciso acautelar, nomeadamente no que diz respeito à mão-de-obra, à transição digital das empresas e à formação de imigrantes. Também o envelhecimento e a pressão sobre os recursos, nomeadamente da água, foram preocupações referidas.
“Queremos ouvir também parceiros externos, nomeadamente os mais importantes ‘players’”, sublinhou Pedro Machado, aludindo ao processo de construção da Estratégia de Turismo 2035, que está a ser desenvolvida com entidades públicas e privadas do “ecossistema” turístico.